Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Todo ponto de vista é a vista de um ponto


Todo Ponto de Vista é a Vista de um Ponto
(por Leonardo Boff)

Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém , é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam.
Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.
Convidamos você a fazer-se, junto com as forças diretivas do universo, co-criador/co-criadora do mundo criado e por criar.
--------------------------------------------------------------------------------------

Sugiro lermos e relermos algumas vezes este sucinto e belo texto. 

Teria algo a ver com a evolução de cada um? 
Teria com o respeitar o estado interno de si e do outro?
Como costumamos interpretar o que lemos?
Por que ler é reler e como isto afeta nossa interpretação do mundo que nos cerca?
Seria um convite para que compassiva e tolerantemente reconheçamos nosso estágio evolutivo e do outro, no presente momento?
Como seres co-criadores, o que estamos produzindo no mundo externo (na coletividade), que é e sempre será a simples conseqüência do mundo interno de nossa própria individualidade?
Namastê!

2 comentários:

  1. Do Leonardo Boff recomendo o livro A ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO, e também MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE (em co-autoria com Frei Betto)

    ResponderExcluir