Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Livro espírita clássico


William S. Moses psicografou mensagens...
Em fins do século XIX, na Inglaterra, William Stainton Moses (05/nov/1839 - 05/set/1892), professor de esclarecida inteligência e íntegro caráter, recebeu através da psicografia notáveis ensinamentos que se destacam pelo alto valor moral e revelador acerca do aspecto religioso do Espiritismo.
...compiladas em livro (1883)
Os ensinamentos fornecidos pelos Espíritos Superiores eram quase sempre discordantes, e mesmo opostas, ao modo de pensar do Reverendo Stainton Moses, que era também ministro da Igreja Anglicana e conhecedor das escrituras sagradas. Acabou deixando o anglicanismo e assumiu-se espírita, uma vez que se convenceu da fidedignidade da produção de sua mediunidade psicográfica. Começou a estudar a Doutrina Espírita em 1872 e, em sessões mediúnicas em grupos de Londres, descobriu-se também médium de efeitos físicos, em cuja presença produziam-se fenômenos como sons musicais, pancadas clarões, balsamização do ambiente com perfumes diversos, passos pesados que estremeciam o ambiente, tilintar de campainhas, levitação de corpos pesados como mesas e cadeiras, transposição da matéria, fenômenos de voz-direta, entre outros.
Ao longo do livro "ENSINOS ESPIRITUALISTAS", (Editora FEB, 266 pág) percebe-se claramente o grande esforço dos Espíritos-guias para convencer o autor das novas verdades espirituais, devido às suas convicções religiosas já formadas pelos dogmas das religiões tradicionais.
O livro contém ainda interessante biografia de W. Stainton Moses e apresenta uma nova ordem de pensamentos que, entre outros princípios, sistematiza a assistência viva e edificante dos ensinos transmitidos pelos Espíritos elevados a nós outros, simples aprendizes que ainda gravitamos no corpo físico.

Sobre comunicações dos Espíritos após a morte física, eis o que Espírito Imperator, por intermédio de um outro Espírito - Rector - ditou através do médium Moses:

"Aqueles que recentemente deixaram este mundo raras vezes se podem comunicar com os seus amigos pessoais; o desencarnado entrega-se a tais esforços para dar uma prova da sua existência, que a sua ansiedade e precipitação, coincidindo com as lágrimas e aflição dos seus amigos, eleva entre eles uma insuperável barreira.
  • Tornar-se-ia necessário muita calma de ambas as partes
  • e é preciso que o desencarnado paire acima dos sentimentos pessoais para atingir aqueles que o lastimam."

Para finalizar, um depoimento do médium no referido livro:
"É interessante saber se os meus próprios pensamentos exerceram uma influência qualquer nos assuntos tratados nos ditados, apesar de ter tomado as maiores precauções para que esse fato não acontecesse. Ao começo, a escrita era lenta, sendo eu obrigado a segui-la com os olhos, mas, mesmo nesse caso, as idéias não eram minhas. De fato, as comunicações tomaram logo um caráter sobre o qual não podia eu ter dúvidas, pois que as opiniões emitidas eram contrárias ao meu modo de pensar. Distraía-me propositadamente durante o tempo em que a escrita se produzia e cheguei a abstrair-me na leitura de um livro e a seguir um raciocínio cerrado, enquanto a minha mão escrevia com constante regularidade. As comunicações assim dadas enchiam inúmeras páginas, sem haver correção nem faltas de composição, revelando muitas vezes um estilo belo e vigoroso."

Detalhe: 
1. A Editora FEB grafa o nome do autor como "Stainton". Há pesquisas em sites britânicos, encontramos tanto "Stanton", como "Stainton"..
2. William Stanton Moses desencarnou aos 51 anos, após sucessivas repetições da gripe "influenza".
3. Preço de capa: R$ 13,00, mas encontrável nos sebos, a partir de R$ 8,20 (incluindo frete).

Nenhum comentário:

Postar um comentário