Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

terça-feira, 17 de maio de 2011

Espiritismo, Metapsíquica e Parapsicologia

Capa de um dos volumes
Em 1970, foi lançada a "ENCICLOPÉDIA DE PARAPSICOLOGIA, METAPSÍQUICA E ESPIRITISMO", pelo dicionarista, filólogo e jornalista João TEIXEIRA DE PAULA, contando com prefácio do pesquisador espírita Dr. Hernâni Guimarães Andrade. Dividido em tres volumes, que totalizam 480 páginas, possuo sua 3ª edição (Cultural Brasil Editora - 1973), a qual está fora de catálogo, sendo encontrável apenas em sebos. Teixeira de Paula é reconhecido pela meticulosidade e pelo cuidado com que pesquisa o significado das palavras.

Vou reproduzir aqui, só o início de alguns verbetes desta obra de referência. Vamos começar com as palavras que estão no título da enciclopédia, em ordem cronológica:

"ESPIRITISMO (de espírito + ismo). Doutrina filosófica, moral e científica, com conseqüências religiosas, que tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do Mundo Invisível. Foi codificado por Léon-Hippolyte Denizard Rivail, francês de Lião, mais conhecido pelo criptônimo bretão de Allan Kardec, cuja atenção foi despertada pelos fenômenos mediúnicos de Hydesville, que tiveram começo na residência da família Fox nos fins de dezembro de 1847. A codificação se processou depois de várias experiências de Allan Kardec com alguns médiuns. Dessas experiências resultou, sob orientação de entidades espirituais, o aparecimento da obra: Le Livre des Espirits, publicada em Paris, no dia 18 de abril de 1857."

"METAPSÍQUICA (do gregoi metá ta psichika). Ciência que, na definição do próprio Richet, que foi seu fundador, tem por "objetivo os fenômenos, mecânicos ou psicológicos, devido a forças que parece serem inteligentes oua poderes desconhecidos, latentes na inteligência humana."
Criada pelo fisiologista francês Charles Robert Richet (1850-1935), em 1922, com a publicação de Traité de Métaphysique. 

"PARAPSICOLOGIA ( de para + psicologia). É uma disciplina científica que investiga fenômenos que, existindo na Natureza, são inabituais na contingência humana, quer sob o ponto de vista qualitativo, quer sob o ponto de vista quantitativo."
O pioneiro nas pesquisas parapsicológicas foi o biologista norte-americano Joseph Banks Rhine (1895-1980). Em 1934, lançou o livro "Percepção Extra-Sensorial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário