John Hurt em "O Homem Elefante" (1980). A deformidade inata e um ser inteligente e sensível. |
Trechos do capítulo V de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e que servirão de base para a próxima palestra do dia 19/maio/2011: "A Justiça e as Causas ANTERIORES das Aflições", com o nosso irmão Reginauro Sousa.
"6. Mas, se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, a perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família. Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções aconselhadas pela prudência; os flagelos naturais, as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc.
Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração pública. Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo teto, na mesma família, outros são favorecidos de todos os modos?"
...
"9. Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos... Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.
Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso."
--------------------------------
Glossário:
Comiseração: sentimento de compaixão pela infelicidade de outrem.
Cretinismo: perturbação grave e relativamente rara do desenvolvimento físico e intelectual devido a uma diminuição da atividade tireoidiana.
Deformidade: defeito de conformação de um órgão ou parte do corpo.
Expiação: purificação reparadora de faltas anteriores.
Fatalidade: destino que não se pode evitar.
Flagelo natural: grande desgraça ou dano coletivo; calamidade, catástrofe.
Idiotia: doença infantil de origem genética, caracterizada por retardo mental grave, perda progressiva da visão, paralisia e morte, geralmente observada em filhos de casamentos consangüíneos.
Prova: dificuldade, situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põem à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções de um indivíduo.
Queixume: lamentação.
Excelente ideia a de postar um GLOSSÁRIO!
ResponderExcluirGracias, Eugênia.
ResponderExcluirMinha intenção de fazer o glossário é para facilitar a compreensão do texto e para evitar idas ao dicionário.
Pois é, o nosso blog também é cultura!...srrsrs
Fica bem evidente que a expiação é algo físico, externo, visível, ao passo que a prova é subjetiva, interna e só quem passa sabe.
Mas o melhor de tudo mesmo é a qualidade interna como se passa por uma e se atravessa a outra.
Paz e Bem!