Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sendo objetivo

"Dá para imaginar fazer isto internamente?"
“...O Espiritismo tende para a regeneração da Humanidade; este é um fato adquirido. Ora, esta regeneração não podendo se operar senão pelo progresso moral, disto resulta que seu objetivo essencial, providencial, é a melhoria de cada um...”.

Idéia de Allan Kardec escrita no artigo "O que o Espiritismo ensina", publicado na Revista Espírita de agosto de 1865.
----------------------------------------------

Dupla hélice de uma molécula de DNA: a ascensão começa nas células.
"O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual...Com este objetivo é que ditamos 'O Livro dos Espíritos'."

Trecho de resposta dada pelo Espírito Santo Agostinho, à questão 919-a formulada por Allan Kardec, em "O Livro dos Espíritos" - 1857.
-------------------------------------------------------

Nestas duas passagens, referentes ao OBJETIVO da Doutrina dos Espíritos junto à Humanidade, notamos o PROGRESSO individual, com efeitos coletivos, através da melhoria do indivíduo consigo mesmo e no contexto do convívio social.
Essa melhoria não é aquela competitiva em relação aos outros e sim descobrir-se melhor como Ser humano no aqui-agora do que se foi antes. 
Para tal progresso, não existe outro caminho (fruto de uma escolha consciente, individual) a não ser através do AUTOCONHECIMENTO, que se inicia pela simples auto-observação, no dia-a-dia, nas pequenas coisas. 
CONHECER A SI MESMO é a principal jornada que viemos desenvolver nesta existência, como sendo um tijolo a mais que pomos no degrau da escalada evolutiva, a qual nos leva à plenitude espiritual e nos permite sentir, vivenciar e irradiar muito Amor, Paz e Bem, onde quer que a Vida nos sustente. É ver no outro - qualquer outro que possa imaginar - um Ser composto da mesma Essência que nós - todos filhos do mesmo Pai - e por isto digno de nosso fraternal respeito e a quem devemos ajudar, sempre que pudermos. 
Por este motivo, nós que formamos o Grupo Espírita Paz e Bem! insistimos tanto na tecla do AUTOCONHECIMENTO, da MEDITAÇÃO e de outras práticas que nos possibiliutem entrar em contato com nosso riquíssimo mundo interior, com a devida humildade para reconhecer a Luz que já acessamos, bem como com coragem para acolher e depois transformar a quota de sombra interna que ainda mantemos, que nubla nossa Luz, nos rouba a energia e o sonho de que podemos nos descobrir Clara Luz, um dia. 
Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Em resposta à pergunta da figura, imagino que o avanço interno se dá em um continuum (palavra latina). O símbolo da escada deixa explícito as etapas, mas essas não são claramente distintas, elas se confundem e passamos de uma à outra de forma sutil. A helicoidal do DNA descreve melhor!

    ResponderExcluir