Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

terça-feira, 3 de maio de 2011

O Efeito Sombra em DVD



Agora em DVD
Sombra – Tudo aquilo que nós não admitimos sentir, tudo aquilo que não queremos enxergar dentro de nós mesmos e o que não reconhecemos como verdadeiro em nosso caráter, define o que podemos chamar de nosso “lado escuro da alma”. 
“Sombra” é um conceito Junguiano para definir a soma dos lados rejeitados da realidade que a pessoa não quer admitir ou ver em si mesma, permanecendo, reprimido ou esquecidos nas profundezas da intimidade do ser.
A definição acima é de Ken Wilber (1949-), pensador e criador da Psicologia Integral e autor do livro “A Visão Integral” (2007).
Quem quiser avançar pouco a pouco, rumo ao estado de felicidade, necessário se faz mergulhar no conhecimento de si mesmo, onde precisamos reconhecer nossa Luz e nossa sombra.
Escrito a seis mãos, o livro  “O EFEITO SOMBRA – Encontre o poder escondido na sua verdade“ traz o médico indiano Deepak Chopra e as norteamericanas Debbie Ford e Marianne Williamson é uma boa introdução para quem nunca leu nada sobre esta parte da nossa psique. Após de ter sido lançado o livro, agora está saindo em DVD, com duração de 70min, selo Gemini Media. 
Chopra escreve sobre “A sombra coletiva” e afirma que “a sombra não é um rival assustador, mas um rival valioso“; Ford discorre sobre “Fazendo as pazes com os outros, com o mundo e consigo mesmo” e diz que “nossa sombra se torna um mapa divino que nos reconecta à vida que deveríamos viver e às pessoas que deveríamos ser” e Williamson comenta que “Só a luz pode banir a escuridão” e assevera que “a única coisa que realmente devemos temer é não olhar para dentro, pois a nossa negação da sombra é exatamente o que a alimenta“. Ao final, há um questionário com 20 perguntas que se inicia com uma citação do “I Ching”:
“Somente quando temos coragem para enfrentar as coisas exatamente como elas são, sem qualquer autoengano ou ilusão, é que uma luz surgirá dos acontecimentos, pelaqual o caminho do sucesso poderá ser reconhecido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário