Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Compreensão da causa dos sofrimentos

John Hurt em "O Homem Elefante" (1980). A deformidade inata e um ser inteligente e  sensível.
Trechos do capítulo V de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e que servirão de base para a próxima palestra do dia 19/maio/2011: "A Justiça e as Causas ANTERIORES das Aflições", com o nosso irmão Reginauro Sousa.


"6. Mas, se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, a perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família. Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções aconselhadas pela prudência; os flagelos naturais, as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc.
Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração pública. Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo teto, na mesma família, outros são favorecidos de todos os modos?"
...
"9. Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos... Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.
Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso."
--------------------------------
Glossário:
Comiseraçãosentimento de compaixão pela infelicidade de outrem.
Cretinismoperturbação grave e relativamente rara do desenvolvimento físico e intelectual devido a uma diminuição da atividade tireoidiana. 
Deformidadedefeito de conformação de um órgão ou parte do corpo.
Expiaçãopurificação reparadora de faltas anteriores.
Fatalidadedestino que não se pode evitar.
Flagelo naturalgrande desgraça ou dano coletivo; calamidade, catástrofe.
Idiotiadoença infantil de origem genética, caracterizada por retardo mental grave, perda progressiva da visão, paralisia e morte, geralmente observada em filhos de casamentos consangüíneos.
Provadificuldade, situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põem à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções de um indivíduo.  
Queixumelamentação.

2 comentários:

  1. Excelente ideia a de postar um GLOSSÁRIO!

    ResponderExcluir
  2. Gracias, Eugênia.
    Minha intenção de fazer o glossário é para facilitar a compreensão do texto e para evitar idas ao dicionário.
    Pois é, o nosso blog também é cultura!...srrsrs
    Fica bem evidente que a expiação é algo físico, externo, visível, ao passo que a prova é subjetiva, interna e só quem passa sabe.
    Mas o melhor de tudo mesmo é a qualidade interna como se passa por uma e se atravessa a outra.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir