Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Outra música tocante na alma

Capa recente do DVD
Para quem aprecia Cinema e uma história envolvendo valores espirituais de ordem superior e ao mesmo tempo gosta de se deleitar com a Música, a dica é o filme "Irmão Sol, Irmão Lua" (Fratello Sole, Sorella Luna - 1972), do diretor italiano Franco Zeffirelli (1923- ), que dramatizou a vida do irmão Sol - São Francisco de Assis (1182-1226) - e da irmã Lua - Santa Clara (1194-1253).
O filme teve locações nas regiões italianas da Úmbria, da Toscana e Sicília.
No elenco, o ator britânico Sir Alec Guiness (1914-2000) que interpretou o Papa  Inocêncio III. Guiness é conhecido por ser protagonista de "A Ponte do Rio Kwai" (1957) e pela trilogia "Guerra nas Estrelas (1977-1983). No final de "Irmão Sol...", o Papa fala prá Francisco: "Meu caro filho, erros podem ser perdoados. Nossa obsessão com o pecado original nos faz muitas vezes esquecer nossa inocência original"Grato pela dica desta passagem, Eugênia.

A música original do filme é do compositor e maestro Riz Ortolani (1931-). 
A seguir, "Brother Sun, Sister Moon" cantada em inglês, pelo escocês Donovan (1946- ), com melodia e andamento diferentes do que comumente cantamos.

Abaixo, a mesma música na versão do romano Claudio Baglioni (1951- ) em "Fratello Sole, Sorella Luna". Observem que a tradução original é quase igual à versão consagrada em português (que está gravada no CD "As Dez Mais do Paz e Bem", na voz do nosso irmão Tom Trajano), mas a melodia e a harmonia são um pouco diferentes. Embora a original tenha umas nuanças a que me inclino mais, gosto muito também da versão brasileira.
Esta é outra música que toca cada fibra do coração. Uma música simples e que eleva a alma para um estado de contentamento espiritual.

4 comentários:

  1. No filme, chama-me a atenção, dentre tantas outras cenas que emocionam, diálogo entre Francisco e o Papa Inocêncio III em que este diz àquele: "Meu caro filho, erros podem ser perdoados. Nossa obsessão com o pecado original nos faz muitas vezes esquecer nossa inocência original"

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Eugênia, pelo acréscimo que já fiz contar do post.
    Esta frase é mui boa por nos levar a refletir sobre o perdão como maior que os erros, bem como prá "inocência" (e não ingenuidade) e assim desconstruirmos a noção culpabilizadora de "pecado".
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE JANIO!
    GOSTARIA DE INDICAR UM LIVRO QUE ESTOU RELENDO, CHAMADO:
    "O LIVRO DO VIVER E DO MORRER TIBETANO"
    AUTOR: SOGYAL RINPOCHE
    ESTOU BEM NO INÍCIO MAS CHAMA A ATENÇÃO O PREFÁCIO DE SUA SANTIDADE O DALAI LAMA E INSIGHTS INTERESSANTES PROPONDO CAMINHOS PARA LIDAR COM A MORTE DO CORPO FÍSICO DE FORMA POSITIVA E ENGRANDECEDORA NA PASSAGEM INEVITÁVEL, A QUAL TODOS FAREMOS. UM ABRAÇO - RICARDO MENDES

    ResponderExcluir
  4. Boa, Ricardo!
    Conheço este basilar livro da cultura tibetana. Esta versão do Rinpoche é uma das melhores.
    Valeu a dica!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir