Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

domingo, 17 de abril de 2011

O sono gera muitas possibilidades


A personagem Magali do criador Maurício de Souza.
O desdobramento corresponde ao estado de emancipação da alma, que comumente ocorre quando dormimos, ou seja, porque o corpo entra em estado de relaxamento e possibilita à alma sair, se desdobrar. A essência do Ser encarnado se projeta para fora do corpo físico e leva consigo seus envoltórios mais sutis, embora permaneça ligado por laços fluídicos ao corpo material, que tem uma aparência de um “cordão prateado”. A consciência age fora do corpo somático como se fosse uma desencarnação parcial e provisória da alma.
Esta informação espírita também é encontrada na Bíblia judaico-cristã. Salomão, em Eclesiastes(cap. 12, vers. 6 e 7) aludiu à morte como consequência do rompimento do “fio de prata” – este pode ser visto por médiuns e Espíritos desencarnados que reconhecem a alma dos encarnados quando estão desdobrados justamente pela presença deste fio fluídico de cor prata, que segundo o Espírito André Luiz, no livro “Mecanismos da Mediunidade”, é um fio tenuíssimo e que pode vencer imensuráveis distâncias, sem se romper.
O desdobramento ou “viagem astral” ou a “projeção da consciência”, profundamente estudada pelo médico Waldo Vieira, é fenômeno conhecido a milênios pelos antigos povos do Egito, de Israel e da Índia. Na Bíblia judaico-cristã está repleta de relatos. Eis alguns:
1. Livro de Ezequiel (3:14) “Então, o Espírito me levantou e me levou”. Nota-se que o profeta, fora do corpo físico, era amparado por um guia espiritual.
2. Livro de Ezequiel (37:1) “Veio sobre mim a mão do Senhor; Ele me levou pelo Espírito e me deixou no meio de um vale”. Tudo aponta para que o profeta tenha sido levado à dimensão espiritual.
3. Livro de Isaías (6: 1-9) Em um dado momento do desdobramento, o profeta aceita que seja enviado ao mundo físico, constituindo-se em mensageiro de seu guia espiritual.
4. Livro de Daniel (7: 1-7) Relato de sonho e visão noturna do profeta.
5. Livro de Daniel (8:1-2) Relato indicativo de uma viagem astral, onde o profeta conhece seu guia espiritual Gabriel.
6. Paulo na 2ª Carta aos Coríntíos (12:12) O apóstolo é arrebatado a um local espiritual superior – o terceiro céu.
7. João em Apocalipse (1:10) O discípulo mais próximo de Jesus vivencia uma profunda expansão da cosnciência, quando esteve preso na Ilha de Patmos.
Depois da Doutrina Espírita revelar sobre o desdobramento, os laboratórios de cientistas passaram a pesquisar as experiências fora-do-corpo, ou seja, OBE (“Out-of- Body Experience“). O que difere um desdobramento de um mero sonho é que no primeiro o Ser tem total consciência do que ocorre, é como se fosse um ator numa cena. Nos sonhos, o indivíduo não tem controle sobre o que ocorre, é como se fosse um espectador de um filme.
O fato é que a viagem astral é um fenômeno natural que muito contribui para que o homem se conscientize da realidade da sua dimensão espiritual e se reconheça como um Ser imortal, filho de Deus, cidadão do Universo, rumo à auto-iluminação.
(Texto escrito inspirado em Américo Domingos Nunes Filho, que escreveu o artigo “Desdobramento Perispirítico: Certeza da Imortalidade”)
-------------------------------------
Além de sonharmos, o sono oferece também a possibilidade nos desdobrarmos. Nesta próxima quinta-feira 21, o tema será "Sonhos: O Livro da Noite", com Jane Eyre de Melo.

5 comentários:

  1. Eu já tive experiências "out-of-body", apriori agente fica um pouco atordoado, porém é muito prazeroso quando agente tem consciência do que está ocorrendo e como Jânio menciona, o que realmente diferencia de um sonho comum é a possibilidade que agente tem de controlar as ações.
    Marcos Gondim

    ResponderExcluir
  2. É difícil para mim acreditar que estas sensações de estar fora do corpo seja mesmo verdadeiras, eu já saí a noite voando,já vi a terra do alto com todos os detalhes, já estive em locais que eu sentia perigoso e quando mentalizei ajuda ela imediatamente me tirou do local, mas penso que isso não passou de sonhos, até porque acontece involuntariamente, não adianta se concentrar. Se fosse verdade eu poderia controlar não é!? No entanto a sensação de paz é mesmo indescritível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. + para q isso aconteça é preciso q a pessoa nasça com esse ''poder'' do desdobramento. Não é qualquer pessoa q consegue fazer isso e mesmo as q tem esse ''poder'' ainda demoram pra conseguir viajar ou voAR em consciencia . A e também é preciso acreditar para q ocorra.tUDO DEPENDE DA PESSOA.

      Excluir
  3. Comigo aconteceu uma coisa diferente uma vez. Eu acordei (de verdade) E estava em outro quarto. Não éra o meu quarto e sim outro... Um quarto todo branco como se fosse de um hospital. Eu nao sabia onde estava... Na verdade eu lembrava que tinha ido dormir na minha cama, no meu quarto e agora me via em outro lugar e nao me lembrava como havia chegado ali. Comecei gritar desesperadamente, foi quando meu ex marido entrou no quarto e começou me chacoalhar até que as paredes formam voltando, como seu eu tivesse "voltando para meu quarto". Acho que viajei e uma parte da minha consciencia ficou presa em algum lugar. Confesso que no momento senti muito medo.

    ResponderExcluir