Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sábado, 23 de abril de 2011

O primeiro filme espírita brasileiro

Filme de 1980
Em 1976, foi publicado o livro Somos Seis” (Editora GEEM), onde o médium Chico Xavier psicografou mensagens de espíritos diversos. 
Uma delas inspirou o filme “Joelma 23º Andar” (1980), que é o primeiro filme espírita do cinema mundial e reconstitui, com fidelidade, a história da jovem Lucimar (Volquimar, na vida real), uma das 170 vítimas fatais do incêndio de Edifício Joelma, ocorrido na cidade de São Paulo, na manhã de 1 de fevereiro de 1974.

A História Real

No edifício, trabalhavam no banco do prédio, localizado no 23° andar, a processadora de dados Volquimar Carvalho dos Santos (no filme, ela era interpretada como Lucimar), de 21 anos, e seu irmão, Álvaro.
Eles eram de uma família espírita.
Sexta-feira, 1 de fevereiro de 1974, 8h00, Volquimar vai para o trabalho ansiosa, pois ia fazer a inscrição na USP, para fazer 'Letras', na segunda. 45 minutos depois, um ar-condicionado no 12° andar entra em curto-circuito, é o primeiro sinal da tragédia.
O fogo se alastra por todo o edifício, e muitos morriam queimados ou saltando do prédio.
Álvaro sobrevive ao incêndio, mas Volquimar não.
Horas depois, Álvaro vai ao IML (Instituto Médico Legal) e encontra o corpo da irmã.
Álvaro não tem coragem de contar para a mãe que Volquimar está morta, mas segundo ela, a filha reapareceu.
Nesses momentos tensos em que Walkyria Farias, mãe de Volquimar, interpretada no filme como Lucinda, sentia, ela vai até a 'Casa da Prece', de Chico Xavier, para falar com a filha.
Na primeira vez, Volquimar pede para usar o cartão do alfabeto, que a família usava para comunicar com os mortos, e pede para ir no dia 13 de julho.
13 de julho de 74, com o auxílio do avô, escreve a carta e assina 5 vezes para mostrar a autenticidade da mensagem.Na véspera da entrevista ao Linha Direta Mistério sobre a maldição do Joelma, Volquimar conversa com a mãe e diz que iria ajudá-la em todas as perguntas.

Esta edição em DVD Versátil apresenta uma cópia nova do filme e ainda tarz vários extras, incluindo entrevista com a atriz Beth Goulart, que faz o papel principal, e com o médium Chico Xavier, que também faz uma aparição interpretando a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário