Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sábado, 16 de abril de 2011

Reunião normal na quinta-feira

Todos sonham
Em "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec formulou 13 perguntas sobre tema "sono e sonhos". Através da ciência, sabemos que todos sonhamos por causa da detecção do fenômeno REM (Rapid Eye Movement = Movimento Rápidos dos Olhos), que é uma fase do sono em que temos os sonhos mais vívidos, os olhos se movem rapidamente e a atividade cerebral é semelhante aos momentos em que estamos acordados. Recentemente, foi descoberto que até os bebês no útero também entram na fase do sono REM, embora não se saiba com o que eles sonham.
Em algumas tradições espirituais, o sonho se reveste de poderes premonitórios e de uma certa expansão da consciência.
Psicologicamente, o sonho seria uma demonstração da realidade do inconsciente. O sonho pode demonstrar aspectos da vida emocional do sonhador. Segundo o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e fundador da Psicologia Analítica, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que constelam sentimentos profundos de apelo universal.

Como é uma atividade diária, onde dentro deles podemos nos reconhecer como almas em estado de emancipação, importa saber mais sobre os sonhos. Assim, nesta próxima Quinta-feira 21, às 20h, teremos a palestra especial "Sonhos: O Livro da Noite", com a psicóloga JANE EYRE DE MELO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário