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sexta-feira, 15 de abril de 2011

Um roteiro para meditação

Conforme prometido por Têca, eis um roteiro (em meio a diversos tipos e estilos) de meditação, a partir de recomendações de Leslie Temple-Thurston:

- No início, meditar de 10 a 20 minutos, no mínimo. Pela manhã: após acordar e tomar banho. À noite: após chegar do trabalho e tomar banho.
- Reservar um mesmo lugar para meditar.
- Auxilios auditivos distraem a mente: músicas, mantras ou tudo que auditivamente ajude a mente a esvaziá-la de todos os pensamentos. Se preferir, pode meditar sem música nenhuma, somente cultivando o silêncio interior.
- Sentar com a coluna confortavelmente ereta para que a energia que percorre a coluna vertebral circule com fluidez. Pode ser numa cadeira que possua encosto reto ou no chão, sobre almofada ou banquinho específico para meditação.
- Observar se o corpo está confortável e equilibrado. Caso haja rigidez ou nós na musculatura, tentar alongar e/ou massageá-los, a fim de soltá-los e ativar a circulação.
- Já bem instalado, respire várias vezes, com consciência, de forma profunda e lenta. Inspire alegria, luz, energia positiva e expire liberando tensão e negatividade.
- Se optar por um foco (a chama de uma vela, uma imagem/foto de um ser espiritual etc.) para iniciar a meditação, pouse os olhos, gentilmente, sobre o objeto focalizado. Após certo tempo, feche os olhos, relaxe e mergulhe em sua meditação.
- Quando surgirem pensamentos, ignore-os. Se não conseguir, gentilmente, desconecte a consciência deles e continue deixando-os passar o máximo que puder. Não se apegue aos pensamentos que vierem.
- É importante que não julguemos nossas meditações. No início, os pensamentos poderão estar muito presentes. Com o tempo e a disciplina, observará seu progresso e a sensação de bem-estar e paz interior, ante qualquer situação.
- O estado de meditação é um estado de não-fazer, de simplesmente ser. Nunca force coisa alguma.
- No estado meditativo, voce se disponibiliza e fica receptivo para se preencher da luz espiritual. Esta é bastante sutil e, no início, não será discernida com facilidade, mas ela está aí. Acredite de coração.
- Ao terminar a meditação, fique de 10 a 15 minutos sem fazer esforço físico e/ou mental a fim de deixar que a energia da luz espiritual seja assimilada pelo (seu) Ser.
- A meditação nos ensina a estar num processo lento, constante e progressivo de estabilização da consciência.
- Meditando pelo menos 2 vezes ao dia, suas meditações terão efeito sobre seu entorno familiar, profissional, nos relacionamentos em geral. Ao meditar, voce está gerando um campo de energia benigno e unificado, que se expande pelo mundo.
- Um dos efeitos do cultivo da meditação é o abrandamento de atitudes de arrogância, preconceitos, ódio e  violência que hoje ainda são mantidas pela maioria das pessoas, que geram e reforçam o inconsciente coletivo que pode ser modificado para mais paz, harmonia e luz. Podemos fazer a diferença no planeta. Medite nisto! Paz e Bem! -                   por Têca Barbosa.
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A música usada na palestra de ontem foi "Tat Tvam Asi", do disco "Mantras 4 - Inner Peace", de Henry Marshall, do selo Azul Music, encontrável na VideolarLivraria Saraiva.
Clicando AQUI - e em "Preview all songs" - poderá ouvir trechos de 65 mantras musicados por Henry Marshall. Descubra com quais se sentirá melhor para distrair a mente enquanto medita.

Um dos que mais gosto é "Gayatri Mantra", com o flautista Tim Wheater, Natalie Shaw e David Lord, no disco "Invisible Journeys".

10 comentários:

  1. Têca, adorei sua palestra, suas dicas, o seu jeito de falar, simples, fácil de entender, gosto muito quando você da palestra.Quero te falar que comecei hoje a praticar a meditação, ainda muito amador, mas já sinto efeito, antes dei uma olhada no vídeo indicado aqui no blog e quando menos esperei já tinham se passado 15 min...
    Vou deixar um dica para quem tiver pensando, ahhh não tenho ainda o CD ou coisa desse tipo, é só visitar o site letras de música segue o link e lá encontrará às músicas indicadas por Têca.

    http://letras.terra.com.br/deva-premal/#mais-acessadas/601828

    Até quinta, obrigada!

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  2. Ola minha querida Audísia,
    Grata pela suas palavras. Que vc possa continuar essa jornada rumo ao seu silêncio interno.
    Gosto tb da alemã Deva Premal. Até Quinta!
    Bj com carinho,
    Têca

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  3. Têca,
    Parabéns pela palestra de quinta e pela sua luz interior tbm, que ajudaram mto a querer buscar o caminho da meditação :)
    Luciana.

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  4. Olá querida Luciana!
    Grata pelo seu feedback. Garanto-lhe que a meditação é um excelente caminho para o despertar espiritual.
    Bj com carinho,
    Têca.

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  5. Têca, depois da sua palestra me senti capaz de fazer meditação. Achava que era só eu que não conseguia,rs! Ainda não tentei com as suas dicas,mas vou começar só pelo estímulo que você deu naquela palestra. Naquela noite percebi que música com mantra ajuda muito mesmo. Eu nunca soube como fazer e você deu a luz!! Obrigada!

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  6. Juliana querida,
    Fico feliz que você tenha percebido o quanto música e mantra ajudam, bem como que você é capaz de meditar!
    Continue firme em seu propósitoe veja o quanto é legal estar em contato com o seu silêncio interno.
    beijão, com carinho,
    Têca

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  7. Têca,
    Onde posso encontrar a almofada para meditação? O banquinho (Shoggi) encontrei.
    Agradeço desde já :)
    Muita luz,
    Luciana.

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  8. Luciana,
    Vou pesquisar os contatos. Depois, nos falamos no Paz e Bem!
    Abs.
    Têca

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  9. Têca,
    Agradeço de coração a sua atenção!
    Luz,
    Luciana.

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  10. Olá,

    somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar no alívio do stress, na prática da meditação ou simplesmente no passatempo, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e em nossa página no Facebook:

    http://maosocupadas.blogspot.com

    Um abraço,
    Ahow! Comunicação

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