Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dicas da Jane


Conforme prometido, a palestrante Jane Eyre compartilha com nossos internautas as três tarefas que podemos desenvolver a partir de nossos sonhos diários, bem como livros psicológicos para quem quiser conhecer mais sobre pesquisas e estudos sobre o citado estado de consciência.


Tarefas com o Sonho


O passo final no trabalho com o sonho é transformar a energia e a introvisão do sonho em escolhas e ações. A maneira mais fácil é criar uma lista de possíveis tarefas do sonho que podem ser realizadas para manter viva a sua energia, depois de escolher algumas e levá-las realmente a efeito.

A primeira são as tarefas do trabalho com o sonho, técnicas destinadas a aclarar e alimentar a energia revelada pelo sonho ou por um símbolo dentro dele. Incluindo, às vezes, a reflexão sobre símbolos oníricos, a manutenção de um diálogo com  uma figura do sonho, a resolução e um sonho inacabado e a utilização de um trabalho artístico para concretizar uma imagem do sonho.

A segunda tarefa são as tarefas da personalidade. Tratam-se de atividades interiores que nós, nosso parceiro de trabalho com o sonho ou com alguém que atua como técnico ( por ex. um membro do clero, um diretor espiritual, um xamã ou um terapeuta) podem sugerir para manter viva a energia do sonho. As tarefas da personalidade podem levar-nos a fazer uma lista dos aspectos semelhantes ou dessemelhantes, anotando coisas positivas que poderiam acontecer se incorporássemos a energia do sonho em nossa vida cotidiana.

A terceira tarefa são as tarefas da vida exterior. Trata-se de atividades externas que nós ou o nosso parceiro de trabalho pode sugerir para manter viva a energia do sonho. As tarefas podem incluir a execução de ações que envolvem outras pessoas ou no nosso trabalho. Note-se que cada uma dessas três espécies de tarefas com os sonhos se apóiam e se enriquecem mutuamente.

RECOMENDAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
O SONHO E O MUNDO DAS TREVAS- JAMES HILLMAN
ANIMAIS  DE SONHO - JAMES HILLMAN
O SONHO E A MORTE  MARIE LOUSIE VONFRANZ
O CAMINHO DOS SONHOS - MARIE LOUSIE VONFRANZ
O PODER DOS SONHOS  - BRIAN INGLIS
SONHOS EXÓTICOS  - STANLEY KRIPPNER

Um comentário:

  1. Olá, Janio
    Que tal acrescentar na lista de filmes espíritas (essa que tem no início do blog)o filme Joelma 23º andar? É um ótimo filme, recomendo a todos.

    ResponderExcluir