Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quarta-feira, 4 de março de 2009

Cinderela segundo Aparecida

Amigos,

Já falei aqui da Profª. Maria Aparecida Martins . Certa vez, estava em seu site e li sua contação da estória de Cinderela e gostei muito porque ao final tem um exercício prático, do jeito que gostamos. Sugerimos que façam a atividade proposta e comentem o que acharam. Abraços de todo coração! 

"Toda criança tem uma fada madrinha que a acompanha desde que nasce. Cinderela descobriu isso logo cedo. Ela sabia que a fada falava com ela através do seu coração. A menina prestava muita atenção quando ela dizia: 

---Cinderela! Gostoso mesmo de verdade, é a gente ser feliz, ter alegria no coração na hora de brincar, trabalhar e aprender, ter alegria no coração na hora de fazer qualquer coisa.

Outras vezes ela perguntava para a menina:

 

---Você sabe do que você gosta? Sabe! Porque gostar, faz bem para tudo. Quem gosta está sempre contente, o corpo tem mais saúde; inventa brincadeira nova.

Cinderela registrava tudo. E cada vez mais confiava em sua madrinha, porque percebia que era tudo verdade. Percebia também que não era todo mundo que ouvia a própria fada madrinha. Quando conversava com sua madrasta e suas duas filhas, via que elas não pensavam igual. Não gostavam de cuidar da casa, de trabalhar - e quem não trabalha não desenvolve a inteligência, vai limitando o pensar, a capacidade de achar soluções. Fica com a idéia fraca.

Ficavam bravas por qualquer coisa, pois não sabiam achar o lado bom dos acontecimentos. Isto é importantíssimo, observar bem e descobrir o lado bom do que nos acontece. Se a gente procurar, a gente acha. E com esse negócio de ficarem bravas toda hora, começaram a ficar feias, muito feias. Achavam que se pusessem vestidos bonitos, ricamente bordados, era o suficiente. Mas como isso não é verdade, quando elas punham um vestido novo, o vestido é que ficava feio ao invés delas ficarem bonitas.

E chegou o dia que haveria um grande baile no lugar que elas moravam. O príncipe iria escolher uma noiva neste baile.

Imaginem aquelas duas filhas da madrasta, ficaram louquinhas, a pensar no vestido que iriam usar.

Cinderela não tinha vestido para ir ao baile. A madrasta só comprava vestidos novos para suas filhas. Embora quisesse muito ir, Cinderela não tinha como. Resolveu ficar bem quieta e ver se sua fada madrinha falaria alguma coisa. Para sua surpresa a fada apareceu bem na sua frente, dizendo-lhe:

 

---Alegre-se e prepare-se para ir também ao baile, linda menina. Em primeiro lugar vista o seu mais bonito sorriso.

Enquanto isso a fada transformou o vestido de Cinderela num maravilhoso vestido de baile.

Quando Cinderela chegou ao baile foi um arraso...

O príncipe não quis dançar com nenhuma outra moça só com ela. As outras moças estavam bem arrumadas, mas tinham um jeito...umas de mandonas... outras de sem paciência...Ele não gostou.

Ele gostou de Cinderela, porque ela tinha cara de quem andava de bem com a vida. E o príncipe que não era bobo, ouvia a fada madrinha dele, escolheu rapidinho Cinderela como sua noiva.

E como ele conhecia aquela outra estória bem parecida com esta, mandou que fechasse os portões do castelo antes da meia-noite, para que não houvesse fujões e nem sapatinho de cristal caído pelas escadarias de seu palácio.

E foi feliz com Cinderela, porque ela também gostou muito dele."

Atividade:

Leia novamente a estória substituindo a palavra “fada” e seu adjetivo “madrinha” pela palavra "sentimento" ou "alma".

Cinderela prezava os valores da alma. A madrasta e as filhas estavam envolvidas com a vida material. 

Cada uma estava no seu momento de vida... assim como nós.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Particularmente, gostei de ver que na releitura a "fada" não está fora e sim dentro de cada um de nós. É por essas e outras que admiro a forma da "Tia Cida" nos dar recados prá alma. Namastê!

2 comentários:

  1. Adorei o exercício. Que tal convidarmos (tu) a tia Cida para uma nova palhinha no Paz & Bem??

    ResponderExcluir
  2. Menina,
    Ela mora em São Paulo e a filha dela (que morava aqui) há tempos que voltou prá Sampa.
    De qualquer forma, sempre que escrevo prá ela, lembro da 5ª-feira em Fortaleza, em futuras férias.
    Abs.
    Janio

    ResponderExcluir