Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Telepatia e Pressentimento

TELEPATIA é a transmissão do pensamento de um ser para outro. O termo telepatia foi proposto por Frederic Myers em 1882. Myers disse: “Entendo por telepatia a transmissão do pensamento e das sensações feita pelo Espírito de um indivíduo a outro sem que seja pronunciada uma palavra, escrito um vocábulo ou feito um sinal”.

A telepatia pode ser ESPONTÂNEA ou EXPERIMENTAL (Fenômenos anímicos).

A telepatia espontânea subdivide-se em:

a) relativa a um acontecimento futuro iminente – casos de pressentimentos, premonições, visões premonitórias e aparições de moribundos;

b) relativa ao presente ou a um passado recente – casos de visões nítidas ou adivinhação de acontecimentos afastados, bem como aparições de vivos.

A telepatia experimental engloba os casos que traduzem uma impressão psíquica produzida à distância sobre uma pessoa pela ação e força da vontade de outra pessoa. Por exemplo, os testes feitos em laboratórios envolvendo telepatas, sob controle de cientistas.

Já o PRESSENTIMENTO é uma intuição vaga das coisas futuras.

O fato deve-se às vezes a uma espécie de dupla vista (fenômeno anímico) que permite ao indivíduo entrever as conseqüências e a filiação dos acontecimentos; mas, em muitos casos, é o resultado de comunicações ocultas(fenômeno mediúnico).

-----------

Este assunto é um dos artigos divulgados na Revista Semanal de Divulgação Espírita O CONSOLADOR – clique AQUI.

Lembrando que os fenômenos que os indivíduos produzem sem auxílio de Espíritos são os anímicos (telepatia, telecinesia, desdobramento etc).

Já aqueles em que Espíritos participam com o individuo são os fenômenos mediúnicos (psicofonia, psicografia, todos os anímicos em que Espíritos ajudam etc.). Valeu, Áurea!

Nenhum comentário:

Postar um comentário