O exercício da semana é a parte prática - fruto da última palestra "É dando que se recebe".
A proposta de hoje até a próxima Quinta-feira será:
Somente às quintas-feiras, no "mezzanino" da Torre Empresarial Quixadá - Av. Barão de Studart, 2360 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE
Nesta Quinta-feira 26, às 19h30min, a palestra da noite do nosso GEPB! será "É dando que se recebe" , com a nossa irmã ZÉLIA MENDONÇA, educadora e participante do movimento espírita recifense. A base de inspiração do tema está na oração abaixo:
“Senhor,
DETALHE: A Oração da Paz, também denominada de Oração de São Francisco, é uma oração de origem anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis. Foi escrita no início do Século XX, tendo aparecido inicialmente em 1912 num boletim espiritual em Paris.
Em 1916, foi impressa em Roma, numa folha, em que num verso estava a oração e no outro verso da folha foi impressa uma estampa de São Francisco. Por esta associação e pelo fato de que o texto reflete muito bem o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do próprio santo.
Em uma noite sombria
A chama do amor estava a arder em meu peito
E, no clarão de uma lanterna
Fugi de casa enquanto todos dormiam
Encoberto pela noite
e pelo meu destino incerto rapidamente corria
O véu ocultava os meus olhos
Enquanto todos em casa repousavam como mortos.
--Refrão:
Ó, noite, tu fostes o meu guia
Ó, noite, mais adorável que o nascer do sol
Ó, noite, que uniu o amante à amada
Transformando cada um deles um no outro.
Adentro esta noite nevoenta
Em segredo, para além do espectro mortal
Sem um guia ou luz
Senão a que ardia tão profundamente em meu coração.
Esta chama que me guiava
Com brilho mais claro que o do sol do meio-dia
Para onde ele aguardava, imóvel
Era um lugar onde ninguém mais podia chegar
Refrão
Dentro do meu palpitante coração
Que se guardou inteiramente para ele
Ele mergulhou no seu sono
Debaixo do cedros, todo o meu amor eu dei
E, pelos muros da fortaleza
O vento roçava seus cabelos contra a sua testa.
E com sua mão macia
Acariciava todos os meus sentidos possíveis
Refrão
Eu me entreguei a ele
E repousei minha face nos seios do meu amor
A inquietação e a tristeza turvaram-se
Enquanto na névoa da manhã fazia-se a luz
E lá elas dissiparam-se por entre os belos lírios.
------------------------------------------------------------
Com esta dica do nosso Tom, queridos irmãos, escutemos a música, leiamos a letra e sintamos o que ela quer nos comunicar! Namastê!!!
No dia 19 de Fevereiro de 1882, há exatos 127 anos, desencarnava, sob golpes de baioneta, por soldados portugueses, quando defendia o Convento da Lapa em Salvador/BA, a Sóror JOANA ANGÉLICA DE JESUS, aos 60 anos de idade. Ela se transformou num símbolo da resistência dos brasileiros na luta contra o inimigo português. Conta a história que a religiosa, ao tentar impedir a invasão, disse: ''Ninguém entrará no convento, a menos que passe por cima de meu cadáver''. Nesse instante, uma baioneta atravessou o peito da religiosa e Joana Angélica caiu morta.
Por volta de 1947, o médium baiano DIVALDO PEREIRA FRANCO (05/05/1927 - ), recebeu diversas mensagens assinadas por diversos Espíritos, dentre eles, JOANNA DE ÂNGELIS (a mesma Sóror), que durante muito tempo apresentava-se como "Um Espírito Amigo", ocultando-se no anonimato, à espera do instante oportuno para se identificar. Joanna de Ângelis revelou-se como orientadora espiritual de Divaldo escrevendo, por seu intermédio, inúmeras mensagens, nu m estilo de profunda sabedoria e infinito amor que conforta as pessoas necessitadas. Em 1964, Divaldo, sob orientação do Espírito Joanna, selecionou várias mensagens de autoria desta e reuniu-as no livro MESSE DE AMOR, que se tornou o 1° livro psicografado por Divaldo. Hoje, o médium já conta com 202 títulos publicados.
CURIOSIDADE:
As várias versões sobre os motivos da atitude de Joana Angélica são encenadas e comentadas por historiadores num misto de documentário e encenação realizado como filme-piloto da série de televisão “Gesto Histórico”, imaginada por WALTER LIMA JR. e o historiador Manoel Maurício. O projeto não teve continuidade e este filme nunca chegou à televisão comercial, embora tenha ficado como modelo de uma investigação audiovisual sofisticada sobre a História do Brasil, com apoio da EMBRAFILME. O telefilme JOANA ANGÈLICA foi rodado em 1979, dirigido por Walter, com 58min de duração. Joana Angélica foi interpretada por MARIA FERNANDA (filha da escritora Cecília Meireles). No elenco, também estava WALMOR CHAGAS. Em 1981, a obra foi premiada com melhor, filme, direção, roteiro e fotografia no Festival Nacional de Filmes para a Televisão.
Quem quiser ler uma excelente crítica da época, CLIQUE AQUI. Torçamos para que um dia alguém se lembre e o torne público!
O "Câmera Record" é um programa jornalístico temático com uma hora de duração que traz grandes documentários e é apresentado por Marcos Hummel, na Rede Record, toda Sexta-Feira, às 22h45min, após a novela "Chamas da Vida". Amanhã, dia 20, o Câmera Record exibirá diversos casos relacionados com aspectos da ufologia. Entre os assuntos que serão abordados pelo programa está a revelação, feita em 1986 pelo então ministro brasileiro da Aeronáutica Octávio Moreira Lima, de que os radares do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e dos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte detectaram mais de 20 objetos não identificados com cerca de
Na companhia de um ufólogo, os repórteres do programa fizeram uma vigília em Quixadá, no Ceará, onde eles acamparam em um dos pontos mais altos da região, na "Pedra dos Ventos" e presenciaram fenômenos muito estranhos. -------------------------------------------------------------------
Em Fortaleza, sempre chegam notícias de aparições de discos voadores na Cidade de Quixadá, a "terra dos monólitos"*. Vamos ver o que o Camera Record vai nos trazer!
Compartilho que nós espíritas costumamos seguir o senso comum e encarar os extraterrestres como algo sem importância ou como algo aterrorizante ou de interesse apenas de ufólogos ("aqueles loucos que acreditam em ET's"). A maioria de nós esquece que um dos princípios da Doutrina Espírita (a pluralidade dos mundos habitados) tem consequências. Quais seriam mesmo???
* Os monólitos são formações rochosas isoladas na paisagem, que dominam boa parte da área do Município, dos quais o mais famoso é a "Pedra da Galinha Choca", que tem este nome por conta do curioso formato (foto acima, belíssima, retirada do site de Pedro Cavalcante).
22/02 – Domingo
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema)
21h - Tributo a Humberto Teixeira. Com músicos e intérpretes cearenses.
Banda: Adelson Viana (teclado e acordeon); Tarcísio Sardinha (violão e guitarra); Denilson Lopes (bateria); Edson Sancho (baixo); Chico Paulo Viana (vocal e percussão); Nazareno (vocal e percussão); Igor Caracas (percussão); Armando Teles (vocal); Carlinhos Ferreira (sax); Zé Carlos (trompete); Edson (trombone);e Alves Nascimento (teclado).
Cantores convidados: Marcus Café; Paulo Façanha; Joana Angélica; Karine Alexandrino e Falcão.
23h - Show com Dominguinhos e banda.
-------------------------------------------------------
É a Prefeitura de Fortaleza fazendo a diferença na cultura, uma vez que está prestigiando os excelentes músicos locais, os cantores da MPC (Música Popular Cearense), juntamente com artistas nacionais - todos relembrando o Humberto Teixeira.
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais."
Texto acima retirado do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá/PR.
Portanto, a palestra promete!
Existindo há 9 anos e alguns meses, reúne-se a partir das 19h, com estudo de "O Livro dos Espíritos" e das 20h, com palestras públicas que promovam esclarecimentos e consolações prá alma. Acreditamos que o autoconhecimento é o caminho inicial para conquistarmos a PAZ, bem como nos habilita a realizar o BEM, no encontro com o outro.