Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Próxima Palestra

Na próxima Quinta-feira 03/Março, o tema será "Sócrates e Platão: Precursores das Idéias Cristãs e dos Princípios Espíritas", que ficará ao encargo da nossa irmã Eugênia Canto.

No Item IV da Introdução de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Allan Kardec comprovou que Sócrates (469 - 399 Antes do Cristo) e Platão (428 - 347 Antes do Cristo), em sua época, pressentiram algumas das idéias cristãs e anteciparam alguns dos princípios espíritas. Se não, vejamos as seguintes citações, perfeitamente atuais:

"Nunca se deve retribuir com outra uma injustiça, nem fazer mal a ninguém, seja qual for o dano que nos hajam causado. Poucos, no entanto, serão os que admitam esse principio, e os que se desentenderem a tal respeito nada mais farão, sem dúvida. do que se votarem uns aos outros mútuo desprezo."

"É pelos frutos que se conhece a árvore. Toda ação deve ser qualificada pelo que produz: qualificá-la de má, quando dela provenha mal; de boa, quando dê origem ao bem."
"Chamo homem vicioso a esse amante vulgar, que mais ama o corpo do que a alma. O amor está par toda parte em a Natureza, que nos convida ao exercício da nossa inteligência; até no movimento dos astros o encontramos. É o amor que orna a Natureza de seus ricos tapetes; ele se enfeita e fixa morada onde se lhe deparem flores e perfumes. É ainda o amor que dá paz aos homens, calma ao mar, silêncio aos ventos e sono a dor."

"É disposição natural em todos nós a de nos apercebermos muito menos dos nossos defeitos, do que dos de outrem."

"Se os médicos são malsucedidos, tratando da maior parte das moléstias, é que tratam do corpo, sem tratarem da alma. Ora, não se achando o todo em bom estado, impossível é que uma parte dele passe bem."

"Ajuizado serás, não supondo que sabes o que ignoras."

2 comentários:

  1. Editar
    maria disse...Parabenizo o Paz e Bem pela proposta de levar o "conhecimento" às mentes tão carentes de informação espiritual e muitas outras... Agradeço do fundo do meu coração o casal Teca e Janio assim como o sr Tom. Mas, para não fugir do assunto, foi um privilégio assistir a mais uma palestra,Eugenia foi sucinta e soube resumir com doçura a linha infinita do grande filosofo. Com uma frase do querido Platão abraço a todos e desejo que a paz e o bem prosperem no mundo.
    "O corpo é o cárcere da alma" Platão
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Grato, Maria, pelas suas palavras de incentivo. Continue conectada em Deus, a Fonte da Vida!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir