Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os Quatro Compromissos

Na palestra desta última Quinta-feira, com especial qualidade de sua presença, Eduardo Almeida citou quatro compromissos podemos estabelecer e honrar para assumirmos uma existência mais repleta de Vida, harmonia, paz e amor. São eles:

1° – SER IMPECÁVEL COM A PALAVRA – As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Digamos apenas aquilo em que acreditamos, usando corretamente nossa energia. Fujamos de mexericos e de comentários negativos.

2° – NÃO LEVAR NADA PARA O LADO PESSOAL - Quando alguém fala de nós, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorvamos insultos e não nos deixemos levar por adulações. Aprendamos a nos tornar imunes às opiniões alheias.

3° – NÃO TIRAR CONCLUSÕES –  Atenhamo-nos apenas à realidade imediata e concreta. Sejamos sempre claros e transparente e exijamos que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal-explicado.

4° – SEMPRE DÊ O MELHOR DE SI – Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, façamos o melhor: nem mais, nem menos. Rejeitemos sacrifícios ou esforços extenuantes: façamos o que pudermos, da melhor maneira possível. 

O livro se chama OS QUATRO COMPROMISSOS – O Livro da Filosofia Tolteca – Um guia prático para a liberdade pessoal, escrito por Don Miguel Ruiz, Editora Best Seller, em 12ª edição revista, 112 páginas - R$ 19,90. Lançado nos EUA, em 1997, o livro foi escrito pelo médico cirurgião mexicano Miguel Angel Ruiz, após passar por uma experiência de quase-morte e assim entrar em contato com a filosofia tolteca de seu avô. Os toltecas foram um povo pré-colombiano que dominou grande parte do México central entre os séculos X e XII.

Outros livros do autor: "A Voz do Conhecimento" (224pág), "O Domínio do Amor - Um guia prático para a arte do relacionamento" (160pág) e "O Quinto Compromisso - Um guia prático para o autodomínio" (192pág - escrito com seu filho, Don José Ruiz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário