Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

150 anos de "O Livro dos Médiuns"


"O escolho da maioria dos médiuns iniciantes é ter relações com Espíritos inferiores...levianos. ... Não é sempre fácil desembaraçar-se deles.
O primeiro ponto consiste em se colocar com uma fé sincera, sob a proteção de Deus e reclamar assistência de seu anjo guardião. ... se dedicar... a reconhecer...a natureza dos primeiros Espíritos que se comunicam... Por isso,
o estudo preliminar da teoria é indispensável, se se querem evitar os inconvenientes inseparáveis da inexperiência..."
Allan Kardec, em "O Livro dos Médiuns", Cap. XVII, Formação dos Médiuns, item 211.

Em Janeiro de 1861, veio à luz esta segunda obra básica, que gerou todo alicerce e um norte de princípios para a prática segura da mediunidade.

Eis o que consta no frontispício da obra, que está completando 150 anos de publicação:

"ESPIRITISMO EXPERIMENTAL - "O LIVRO DOS MÉDIUNS ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores contendo o ensinamento dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo - em continuação de "O Livro dos Espíritos" - por Allan Kardec.
------------------------------------------------------------------------------------

A palestra da próxima Quinta-feira 27/Janeiro, às 20h. no Paz e Bem! será "O Livro dos Médiuns e alguns fatos curiosos", com nosso irmão Hugo Mendonça.

Quem quiser ler a obra completa, pode acessar AQUI. O estudo preliminar da teoria é indispensável ao lidarmos com esta área do ser humano, sobre a qual a Doutrina Espírita veio lançar luz. Seja curioso. Tire suas dúvidas ou aumente-as, se for o caso. Vamos buscar o conhecimento para termos segurança, quando/se nos apresentar situações mediúnicas conosco ou próximo a nós.

Detalhe:
O Capítulo 1 - "Há Espíritos?" é um dos que mais gosto por mostrar, com simplicidade, o altíssimo grau de cultura de Kardec. Ele consegue convencer, só na base do raciocínio, a todo buscador sincero que o homem é um Espírito imortal, continua vivo após a passagem terrena e pode naturalmente se comunicar com os que estão no plano material.

LEMBRETE:
Como o tema de ontem foi sobre a "Conquista da Paz Interior" e sendo experimental o Espiritismo, a proposta do "Exercício da Semana" é:
Experimentar
por um bom gole de água na boca (de verdade, quando estiver ao alcance, ou mentalmente, quando longe do pote) e só engoli-lo após passar a vontade de retrucar, responder, revidar com palavras a alguém com quem podemos ter rusgas. Experimentemos engolir a água somente após passar a vontade de responder e percebamos o que muda em nós, no outro e no ambiente.
Registrar esta percepção é de suma importância para compreendermos a primeira pessoa que temos obrigação de conhece-la: nós mesmos.

Um comentário:

  1. Janio,
    Adorei ver a proposta da semana aqui! Como fico longe ainda umas semanas, tenho a chance de estar a par e, quem sabe, praticar.
    Abs

    ResponderExcluir