Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Passando na Páscoa

Pesach (que em hebraico significa "passagem") ou Páscoa, em português, é a festividade judaica que comemora durante 8 dias a libertação do cativeiro no Egito. Os judeus passaram da condição de escravos para a de pessoas livres e poderem assim se conduzir com a liberdade na Terra Prometida.
  A Páscoa é uma das festividades judaicas com data móvel. Para calcular a Páscoa,  devemos observar o primeiro domingo de lua cheia do Outono (no hesmifério Sul, que se dá entre 31 de Março e 25 de Abril). Assim, a Páscoa se "cristianizou" a partir de 325 D.C, quando a Igreja Católica Romana convencionou sua data no famoso e controvertido Concílio de Nicéia.
  Ocorreu que o importante episódio de Jesus ressurgir ao 3° dia após sua morte pela crucificação teria se dado exatamente no Domingo em que a tradição judaica comemorava a Páscoa.
  Há quem diga que a última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, uma refeição ritual que acompanha a festividade judaica doPesach.
  O fato é que os judeus fizeram sua passagem da abjeta escravidão para a bem-vinda liberdade. Jesus, o Cristo, fez sua passagem da existência no campo físico para a comprovação da imortalidade do Espírito e sua comunicabilidade com seus discípulos - futuros propagadores de sua Mensagem de Amor que liberta.
  Passados mais de 2 mil anos, que tipo de passagem podemos fazer nós, no aqui-agora, no presente??
  Precisamos passar da ignorância para o conhecimento das Leis Universais; da pequenez do nosso ego doentio e limitador para atingirmos a grandeza de nosso Eu (Deus em nós) saudável e capaz de elastecer e ampliar nossa Consciência, nossa presença no Planeta e cumprir aquilo que nos comprometemos antes de assumir a atual personalidade terrena.
  Reflitamos sobre a nossa Vida. Se nem Jesus ficou preso à morte, por que haveriamos nós, seus admiradores, de fazê-lo, relembrando sofridamente na imaginação toda carga de dor que Ele se permitiu passar?
  O que nos sugere a ponte da foto acima? Estamos criando pontes na existência ou fechando-nos em nós próprios?
  Felizes dias de reflexões e que estas possam nos ajudar a dar a coragem de caminhar como passageiros conscientes do nosso papel na Terra!!!
  Paz e Bem a todos nesta Semana de Páscoa! Feliz "passagem" prá cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário