Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Amar, conhecer, observar

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19:18, Mt 22:39, Mc 12:31 e Lc 10:27), disse o Cristo ser o segundo maior mandamento, abaixo apenas do amor a Deus. Essa frase condiciona o amor ao próximo ao amor a si próprio. Para amar o próximo devo amar primeiro a mim mesmo. Mas como amar algo ou alguém a quem não se conhece. Só se ama e conhece o outro quando se ama e se conhece a si mesmo. O amor, verdadeiro e incondicional, compreende o outro sem reservas, coloca-se no lugar dele, respeitando-o. Amar é saber escutar e interpretar, é olhar o outro e saber vê-lo em seu íntimo, sem teorias e sem “pré-conceitos”. Para isso necessitamos saber nos escutar e interpretar, olhar e ver o nosso íntimo, sem teorias e sem “pré-conceitos”.

Amar a si mesmo e amar o outro são a chave para se amar o “totalmente outro”, o Alguém que está além de mim e do outro. Quando não nos conhecemos e conseqüentemente não amamos ao outro, conseguiremos apenas suportar a nós mesmos e ao outro, pelo temor de Algo que está além de mim e do outro. Conhecer-se é observar, desde os nossos processos físicos (o respirar, os movimentos externos e os internos do corpo como os movimentos dos membros, o bater do coração e os movimentos do trato gastrintestinal) até as nossas sensações, sentimentos, emoções e pensamentos, buscando entender-lhes o mecanismo."

---------------------------------------

Trecho do livro "ÓRION - Filosofia, Ciência e Religião - Volume 2", 402pág, do autor cearense CLÁUDIO AZEVEDO. Quem quiser ler o capítulo completo, vernsando sobre o autoconhecimento, CLIQUE AQUI.

Reflitamos juntos: A obra que nos cabe - AMAR - começa com um primeiro passo, consciente. É decisão pessoal fazer este indispensável 1° movimento. Portanto, ajamos para sentir a felicidade dentro de nós, queridos irmãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário