Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

terça-feira, 28 de abril de 2009

Irmãos debaixo d'água

Com as recentes chuvas que caem sobre o Ceará, o Rio Acaraú (que nasce em Monsenhor Tabosa e desemboca no Oceano Atlântico, em Acaraú) está inundando o Município de Santana do Acaraú, situado no Noroeste cearense, há 228km de Fortaleza, com uma população de 30 mil habitantes. A situação relatada pela Juíza de Direito da Comarca de Santana do Acaraú, Drª. Solange Holanda, nossa irmã do GEPB!, é esta:
"A situação em Santana do Acaraú é bem difícil: o Rio Acaraú está com um grande volume d'água e as chuvas não dão trégua. Além das águas da chuva, o rio recebe as águas de vários açudes e barragens, inclusive de outros Municípios. 
A água entrou nas casas construídas nas margens do rio e muitas famílias já foram removidas, mas algumas relutam em sair de suas casas. Há crianças e idosos doentes, em locais nos quais só se pode chegar de canoa. 
Segundo a Secretaria da Ação Social, na última contagem feita, havia seiscentas pessoas abrigadas em escolas públicas, associações de moradores, sindicatos. Entretanto, além das famílias desabrigadas, há muitas outras ilhadas, sem condição de sairem de suas casas. Estas pessoas, por óbvio, também estão sem alimentos e sem medicamentos, ou na iminência de ficarem sem. E o acesso a algumas delas só poderá ser feito por transporte aéreo. 
Graças a Deus, não há registro de dengue, mas os médicos estão preocupados com leptospirose e hepatite.
O Município, ainda, tem medicamentos, precisando, por enquanto, apenas de antibióticos (Amoxilina), mas os alimentos estão em pouca quantidade. Como há crianças e bebês, é preciso providenciar muitas fraldas, cobertores, lençóis, colchões, redes. Hoje, a administração municipal reuniu a sociedade civil e, nesta reunião, surgiu a idéia de disponibilizarmos um número de conta bancária, na qual as pessoas, inclusive os filhos da terra que estão em outras cidades, poderiam contribuir.
Precisamos de muita divulgação, pois há santanenses em vários pontos do país. 
O número da conta é 13.750-2 – Agência 2594-1, do Banco do Brasil." 
Assim, quem puder ajudar diretamente ou divulgando, os santanenses agradecem. O PABX da Prefeitura é (88) 3644.1880. 
Eis alguns dos famosos dessa cidade-irmã: o artista plástico AUDIFAX RIOS, o poeta e padre ANTONIO TOMÁS e os escritores JOSÉ ALCIDES PINTO, PAULO DE TARSO (PARDAL) e J. CAMELO PONTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário