Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Exercício da semana

Após a inspiradora palestra do querido Cláudio Azevedo, que falou sobre "A ARTE DE VIVER CONSCIENTE", o exercício da semana são "vários exercícios", bem corriqueiros:
Estarmos conscientes e presentes durante o momento em que mastigamos os alimentos em cada refeição; durante o instante que lavamos um prato ou louça; enquanto dirigimos...e o mais desafiante: aprendermos a AGIR conscientemente, no lugar de RE-agir automaticamente às pessoas que nos digam/façam coisas desagradáveis; que possamos sentir, conscientemente, cada sensação, cada resposta física (batimento cardíaco, respiração ofegante ou não, por exemplo)...até criarmos o lapso de tempo suficiente para usarmos o LIVRE-ARBÍTRIO conscientemente... agirmos em vez de reagir, conforme nossa história passada.
Assim, poderemos construir uma nova história, por causa de nossa AÇÃO, com uma resposta nova, ante as infinitas possibilidades que temos.
Ao lado, capa do livro "VIVENDO EM PAZ - Como praticar a arte de viver conscientemente", Ed. Pensamento, de autoria do mestre Zen vietnamita Thich Nhat Hanh. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário