Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Exercício da semana

Após a inspiradora palestra do querido Cláudio Azevedo, que falou sobre "A ARTE DE VIVER CONSCIENTE", o exercício da semana são "vários exercícios", bem corriqueiros:
Estarmos conscientes e presentes durante o momento em que mastigamos os alimentos em cada refeição; durante o instante que lavamos um prato ou louça; enquanto dirigimos...e o mais desafiante: aprendermos a AGIR conscientemente, no lugar de RE-agir automaticamente às pessoas que nos digam/façam coisas desagradáveis; que possamos sentir, conscientemente, cada sensação, cada resposta física (batimento cardíaco, respiração ofegante ou não, por exemplo)...até criarmos o lapso de tempo suficiente para usarmos o LIVRE-ARBÍTRIO conscientemente... agirmos em vez de reagir, conforme nossa história passada.
Assim, poderemos construir uma nova história, por causa de nossa AÇÃO, com uma resposta nova, ante as infinitas possibilidades que temos.
Ao lado, capa do livro "VIVENDO EM PAZ - Como praticar a arte de viver conscientemente", Ed. Pensamento, de autoria do mestre Zen vietnamita Thich Nhat Hanh. 

Assistam esta palestra

A querida Marla nos indicou a palestra "PASSE - O MAGNETISMO ESPÍRITA - TEORIA E PRÁTICA", do espírita potiguar e escritor Jacob Melo, que proferiu durante II Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas em Pernambuco - SIMESPE, realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Olinda-PE, em Julho de 2007.
Se não tiver paciência de assistir online, baixe-a para assistir depois, com calma. Assista, reflita, anote dúvidas e "certezas", para logo em breve conversarmos sobre. Eis o link:
Paz e Bem!

Relembrando


Nesta Quinta 30 (até rimou), vamos ter a palestra "A ARTE DE VIVER CONSCIENTE", com o convidado Cláudio Azevedo (na foto, à direita do irmão Monteiro, no Grupo Espírita Paulo e Estevão, em 2004).


Hoje, também, iniciaremos a vendagem do CD "PAZ E BEM - As Dez Mais", ao preço de 10 reais.

A partir das 19h30min, no mezzanino da Torre Quixadá.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Irmãos debaixo d'água

Com as recentes chuvas que caem sobre o Ceará, o Rio Acaraú (que nasce em Monsenhor Tabosa e desemboca no Oceano Atlântico, em Acaraú) está inundando o Município de Santana do Acaraú, situado no Noroeste cearense, há 228km de Fortaleza, com uma população de 30 mil habitantes. A situação relatada pela Juíza de Direito da Comarca de Santana do Acaraú, Drª. Solange Holanda, nossa irmã do GEPB!, é esta:
"A situação em Santana do Acaraú é bem difícil: o Rio Acaraú está com um grande volume d'água e as chuvas não dão trégua. Além das águas da chuva, o rio recebe as águas de vários açudes e barragens, inclusive de outros Municípios. 
A água entrou nas casas construídas nas margens do rio e muitas famílias já foram removidas, mas algumas relutam em sair de suas casas. Há crianças e idosos doentes, em locais nos quais só se pode chegar de canoa. 
Segundo a Secretaria da Ação Social, na última contagem feita, havia seiscentas pessoas abrigadas em escolas públicas, associações de moradores, sindicatos. Entretanto, além das famílias desabrigadas, há muitas outras ilhadas, sem condição de sairem de suas casas. Estas pessoas, por óbvio, também estão sem alimentos e sem medicamentos, ou na iminência de ficarem sem. E o acesso a algumas delas só poderá ser feito por transporte aéreo. 
Graças a Deus, não há registro de dengue, mas os médicos estão preocupados com leptospirose e hepatite.
O Município, ainda, tem medicamentos, precisando, por enquanto, apenas de antibióticos (Amoxilina), mas os alimentos estão em pouca quantidade. Como há crianças e bebês, é preciso providenciar muitas fraldas, cobertores, lençóis, colchões, redes. Hoje, a administração municipal reuniu a sociedade civil e, nesta reunião, surgiu a idéia de disponibilizarmos um número de conta bancária, na qual as pessoas, inclusive os filhos da terra que estão em outras cidades, poderiam contribuir.
Precisamos de muita divulgação, pois há santanenses em vários pontos do país. 
O número da conta é 13.750-2 – Agência 2594-1, do Banco do Brasil." 
Assim, quem puder ajudar diretamente ou divulgando, os santanenses agradecem. O PABX da Prefeitura é (88) 3644.1880. 
Eis alguns dos famosos dessa cidade-irmã: o artista plástico AUDIFAX RIOS, o poeta e padre ANTONIO TOMÁS e os escritores JOSÉ ALCIDES PINTO, PAULO DE TARSO (PARDAL) e J. CAMELO PONTE.

Especial chance de emprego

Se você conhece alguém comprovadamente portador(a) de necessidades especiais, clique na imagem acima e saiba como ajudá-lo(a) dando uma chance de trabalho.

Repercussão do CD


No Blog Espírito de Arte, saiu a seguinte nota:
"O Grupo Espírita Paz e Bem, de Fortaleza (CE) lança na próxima quinta-feira (30) o CD Paz e Bem As Dez Mais. A coletânea é composta, na verdade, por 11 canções (a última é uma faixa bônus), das mais tocadas nas reuniões semanais da casa.
Todas são bastante conhecidas do movimento espírita cearense, a exemplo de CativarAnjos, Paciência, Deus na Natureza e Oração de São Francico. As regravações aconteceram no Vila Estúdio, do sanfoneiro Adelson Viana.
Além dele, cantam no trabalho Luciano Klein, Expedito Brito, Nonato Albuquerque, Joana Angélica, Luisinho Magalhães, Jânio Alcântara, Tom Trajano e Gleika Veras.
blog oficial do grupo explica sobre a destinação dos recursos: "A receita líquida da vendagem deste CD objetivará sustentar os custos materiais dos projetos atuais e futuros do nosso GEPB! À apreciação dos que gostam de Música! Paz e Bem!"
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grato ao Romário pela divulgação da Arte musical.
ESCLARECIMENTO:  O lançamento do CD deverá ocorrer no mês de Agosto, com apresentação dos intérpretes, ao vivo. Mas antes disto, o CD estará à venda, a partir desta Quinta 30, na recepção do Paz e Bem!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Palestra dia 30

621. Onde está escrita a lei de Deus? "Na consciência." (O Livro dos Espíritos)

"A Consciência é o que há de mais importante dentro de nós, pois é ela que nos permite e favorece o contato com a realidade. Acontece que ela tem um poder extraordinário: o de nos ligar com verdades muito diferentes das percebidas em atividades corriqueiras, reservando surpresas." Pierre Weil

Saber viver é uma Arte. É um regozijo prá alma saber que pode ampliar, expandir a consciência. E isto se faz aprendendo a viver o aqui e o agora, de forma plena. Assim, evidenciaremos o poder de ação para realização de mudanças em nossas vidas. Perguntemo-nos: Estamos realmente despertos, sendo conscientes, no estado de vigília ou estamos ainda agindo como autômatos? Além do estado de vigília, que outros estados de consciência existem?

Nesta Quinta 30, às19h30min, o Grupo Espírita Paz e Bem sente-se honrado em receber o querido irmão CLÁUDIO AZEVEDO que abordará o tema especial “A ARTE DE VIVER CONSCIENTE”, compartilhando alguns exercícios de respiração e meditação. Quem quiser saber um pouquinho do que fez/faz o palestrante Cláudio, clique AQUI e AQUI

sábado, 25 de abril de 2009

Expressão musical de Paz e Bem!

A partir desta Quinta-feira 30, finalmente, estará disponível para venda no nosso Grupo Espírita Paz e Bem! o tão esperado CD "PAZ E BEM - As Dez Mais". Gravado no Vila Estúdio (um verdadeiro santuário da boa música), mixado, masterizado e dirigido musicalmente pelo querido e competente irmão Adelson Viana, que também tocou piano, teclados e acordeom, além de cantar uma das músicas. O disco resultou em trabalho musical esmerado, bem suave, cujas canções podem ajudar o ouvinte a elevar sua frequência vibratória. Eis a relação das músicas e seus intérpretes:
01. Paciência - Luciano Klein (Escritor, orador e presidente da FEEC)
02. Anjos - Gleika Veras (Co-fundadora do grupo musical AME)
03. Cativar - Paulo Viana (Cantor, compositor e líder do grupo Forró da Roça)
04. Arco-íris - Joana Angélica (Cantora, 2 CDs lançados)
05. Deus na Natureza - Adelson Viana (Responsável pelo belo som que se ouve no CD. Saiba mais: 01, 02 e 03
06. Oração de São Francisco - Expedito Brito (Co-fundador do grupo musical AME)
07. É Deus - Janio Alcantara (Co-fundador do GEPB!; tocou violão nas faixas 01, 03, 07 e 08; e mantém um blog)
08. Quanta Luz - Nonato Albuquerque (Comunicador, orador, da equipe do CEJE e mantém 01, 02, 03 e 04 blogs)
09. Reencontro - Expedito Brito
10. Saber Amar - Luisinho Magalhães (Músico, cantor e líder da sua Banda, 2 CDs lançados)
Faixa Bônus:
11. Doce é Sentir - Tom Trajano (Co-fundador do GEPB!)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Além da produção de Solange Bastos e assistência de estúdio por Adriana Gois, a arte de capa, de extremo e refinado bom gosto, é do irmão Ricardo Rodrigues, que também redigiu o belo texto:
"Neste CD estão carinhosamente registradas as músicas mais cantadas em nossas reuniões de quinta-feira e através dele desejamos divulgar de forma mais ampla as propostas de harmonia, de convívio fraterno, de respeito ao próximo e à natureza, e da prática do bem em todas suas expressões.
As letras são um chamamento para o compromisso que devemos cada um de nós assumir de transformarmos este planeta em um mundo onde um dia reinem o amor, a paz e  o bem."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A receita líquida da vendagem deste CD objetivará sustentar os custos materiais dos projetos atuais e futuros do nosso GEPB! À apreciação dos que gostam de Música! Paz e Bem!

Gente que mora dentro da gente

À primeira vista, o título deste livro pode ser engraçado e é. "GENTE QUE MORA DENTRO DA GENTE" (Ed. Pensamento - Preço médio R$ 26 - 143pág.) é livro de cabeceira para quem está despertando para a necessária viagem a ser feita para o mundo interior. A sequência inexorável que caberá cada um trilhar é Autoconhecimento-Autotransformação-Auto-Realização (Libertação e Iluminação).
O livro da psicóloga pathwokiana Patrícia Gebrim é uma excelente introdução ao rico universo que temos dentro de nós mesmos. É o tipo de livro que deve ser comprado porque é prá ser lido, relido e vivenciado pela auto-observação. Por isto, invista na compreensão de si mesmo.
"...imagine agora que existam muitos 'EUs'; todos eles morando nesse mesmo espaço, aí dentro de você, agora mesmo. E mais! Imagine que esses "EUs' não conheçam uns aos outros; que tenham opiniões diferentes sobre suas escolhas de vida e que cada um queira determinar o caminho que você deve tomar. Dá prá imaginar a confusão?"

Parabéns - Versão estendida

Há muitas maneiras de cantar para comemorar o aniversário de alguém que completa mais um ano de encarnação.  A pedido da irmã Joana Angélica, a versão de "Parabéns Prá Você" no Paz e Bem!, que cantamos com muita alegria, é mais ou menos assim:

"Parabéns prá você! Nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!"
"Parabéns prá você, parabéns! Muitas felicidades, 
Muitos anos de vida também e sempre a nossa amizade"
"Hoje é o dia do seu aniversário, parabéns, parabéns! 
Fazem votos que chegue ao centenário
Os amigos sinceros que tens
Reunidos neste dia de tão grande alegria
Desejamos que as bênçãos de Deus 
Caiam todas sobre os dias seus 
E que em data igual a esta, 
Haja sempre a mesma festa
Cada um renovando os votos que hoje faz
De ventura e de Paz......................................e Bem!!!!"

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Compromisso da semana

O tema "AMAR AOS INIMIGOS" foi muito bem aprofundado pelo querido Walfrido. Daí, que a proposta de hoje até a próxima Quinta será:

Lembrar de localizar mentalmente aquela pessoa que temos como inimiga (ou que nos irrita só de pensar nela), vermos com honestidade o que tem ela que nos desarmoniza, nos tira do centro, para depois termos a coragem de olhar em nós esta(s) característica(s). Verificando a exata cota que em nós exista de semelhante no "inimigo", acolhamos esta(s) parte(s) em nós. Assim, estaremos amando as partes nossas que o "inimigo" externo ajudou-nos a ver e pondo em prática o ensinamento do Cristo: "Amai vossos inimigos".

Conseguir fazer isto possibilitará transformar o "inimigo" (mero espelho nosso) em mestre e amigo, a quem poderemos ser gratos por nos mostrar com suas atitudes o que ainda temos dentro de nós para ser transformado.
A ausência da qualidade da presença do Tom foi sentida por todos, mas foi muito gratificante e nutritivo prá alma estarmos ali, hoje à noite, ouvindo e refletindo junto com o amigo Walfrido.

REPERCUSSÃO nos Comentários:
Anônimo disse...
Sempre sentimos a presença de quem ,lá, "não pode estar"... E muito me alegra sentir que, pesar desta falta,as atividades da noite se sustentam pela responsabilidade e comprometimento de cada um. Louve-se, nesta noite,a palestra "tocante e descontraída" do Walfrido, as preces, a condução do Jânio enfrentando algumas pequenas dificuldades...o passe, as vibrações , no momento final, dos trabalhadores do Paz e Bem !


Anônimo disse...
O aprofundamento do tema: "Amai vossos inimigos" nos leva a um exercício desafiante: descobrir em nós a nossa porção sombria que facilmente encontramos no outro e quase nunca em nós. Se cuidarmos disso com certa compassividade,com tolerância, com interiorização... creio que será menos difícil o aplicativo deste decreto!... vamos, pois, nos exercitar, exercitar, exercitar!...


Tom Trajano disse...
Querido Jânio agradecido pelas palavras. Muito bom o exercício da semana. Mais uma ótima oportunidade para conhecermos partes nossas que mantemos escondidas. Um forte abraço, Paz e Bem. Tom

Tom Trajano disse... E parabéns pela pertinentísssima escolha da imagem ao lado.

Janio Alcantara disse...
Aos anônimos, grato pela participação.
Ao Tom, grato idem. Quanto à imagem, modestamente, concordo plenamente. O trabalho me inspira...rsrsrsrs Se quiser ver outra imagem curiosa, vá em: http://dusbons.blogspot.com/2009/04/aos-seguidores.html
Abs.
Anônimo disse...
O tema "Amar os inimigos" mexeu bastante comigo e com todos, eu creio. A gente se preocupa tanto com os outros inimigos, sem perceber que nosso maior inimigo se encontra dentro de nós.O grande desafio é nos conhecermos e reconhecermos nossas dificuldades, sem brigar com elas. A partir daí, seremos mais compassivos com os outros e ampliaremos nossa capacidade de perdoar.

Celina Côrte Pinheiro

Janio Alcantara disse...

Prezada Celina,
Mexeu muito comigo também (ainda estou sob o efeito da fala inspirada do Walfrydo). Na verdade, somos uma forma diferente daquele filme hollywoodiano "Dormindo com o inimigo". Ao contrário do filme, é dentro da gente que o "inimigo" dorme. Mas, o melhor é que mesmo este também pode ser nosso mestre. Abs.

Walewska disse...

Descobrir o "inimigo" interno é um desafio, pois as vezes ele nos aparece com asinhas coloridas. Já viram isso? Porém o agradeço a existência, assim tenho a chance de aprender a ser compassiva comigo mesma e aprofundar minha intenção de transformação interior. Uau! Pense que "ele" já entrou em ação, agora mesmo, me criticando a escrita!! Respiro e sigo....
Abraços e muita luz
Walewska

Anônimo disse...

Grande Janio
O gatinho com certeza se ver um gatinho, mas o homem, há o homem, muitos quando se olham nao cabem dentro do espelho. Aprender a caber dentro do espelho já é um grande propósito para a alma, mas nao vale se "olhar só em espelho grande" Caber dentro do espelho, é um bom comeco e fim para treinar a alma nos exercicios diarios da vida, para aprender a por em prática,
o nao fazes aos outros o que nao queres que te facam.
Paulo Pinto

Prá (re)ver

Dica de revista interessante: "CAMINHO ESPIRITUAL", da Editora Minuano, que também publica "Revista de Espiritismo Cristão".
A edição 07 de Caminho Espiritual traz como tema principal de suas matérias os poderes anímicos, ou seja, aqueles que são da própria alma do indivíduo e, portanto, não são mediúnicos. A revista fala dos poderes do autoconecimento, do amor, da mente, da fé e do sexto sentido.
Tem um texto do Dr. Jorge Andrea discorrendo sobre o espírito (princípio inteligente) em sua jornada evolutiva. Há um interessante artigo sobre os transtornos da auto-obsessão (que é anímico, não-mediúnico), bem como fala sobre o equilíbrio mental e saúde plena. Tem ainda artigos sobre o poder do "6º sentido", como a inspiração, a intuição, a telepatia, as profecias e os fenômenos parapsicológicos. Tudo com excelente qualidade de conteúdo e gráfica.
Encontrável em todas as bancas, por R$7,90.

Sincronicidade shakespeariana

William Shakespeare , dramaturgo e poeta, surgiu na Terra, em Sttratford-on-Avon, Inglaterra, no dia 23/04/1564 - há exatos 445 anos. Escreveu 38 peças inovadoras, na forma de contar e em sua tragicidade, com conteúdos filosóficos profundos, em 52 anos de existência. Curiosamente, deixou o Planeta, de sua cidade natal, no dia 23/04/1616 - há exatos 393 anos. Que sincronicidade nas datas de encarnação e desencarnação, hein?!?! Eis duas de suas frases lapidares:

“Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia.”
“Não há nada bom nem mau; o pensamento é que o faz assim”.

Shakespeare continua um enigma para o nosso idioma português, uma vez que a frase de Hamlet "To be or not to be: that's the question", comumente traduzida como, "Ser ou não ser..." pode também ser "Estar ou não estar...", "Ser ou não estar..." e "Estar ou não ser: eis a questão".

Para reflexão: Ainda estamos nos dando conta dos mistérios em nossas suposições filosóficas?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Quinta 23

Próxima Quinta 23, o tema será o instigante "AMAI OS VOSSOS INIMIGOS", a partir do que propõe a Doutrina Espírita, no capítulo XII de "O Evangelho Segundo o Espiritismo". Quem está encarregado de nos fazer refletir sobre esse "estranho amor" será o bem-humorado e amoroso irmão WALFRIDO CARVALHO.

É possível amar alguém cuja presença ou mera lembrança já causa repulsa, faz o coração bater diferente? Como amar alguém que nos é hostil?
Idéias na próxima reunião.
Paz e Bem!

domingo, 19 de abril de 2009

Existir é efêmero - Ser é eterno

EFÊMERO, por Letícia Thompson (foto à esquerda)


Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.

Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento.

Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor. E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros.

Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, às vezes anos.

Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio. Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso" e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.

E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente. Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos consumimos.

Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente. E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos? Isso faria uma grande diferença!

E o tempo passa...

Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.

Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás. E então nos perguntamos: e agora?!

Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.

Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.

Não olhe para trás. O que passou, passou. O que perdemos, perdemos.

Olhe para frente!

Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo efêmera, ainda está em nós.

Pense!... Se você está lendo esta mensagem é porque ainda tem tempo!!!

Não o perca mais!...

Que Deus te abençoe!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Irmãos, eis acima, com grifos meus, o texto do pps que o Tom nos "dicou". Tenho um pressentimento que tem a ver com o estudo com os trabalhadores, no próximo sábado 25: "QUAL O PROPÓSITO DE MINHA ALMA?" Sou fã de perguntas e esta promete. 

No site da escritora Letícia Thompson há muito mais. Clique AQUI.

Uma lição de atitude


A mais recente predominância do talento e beleza interiores, com a subsequente derrocada da aparência ocorreu no Sábado de Aleluia, dia 11/04, no auditório lotado do canal inglês ITV,que tinha à frente o também incrédulo trio de jurados do programa "Britain's Got Talent" (um misto de "Show de Calouros" com "Ídolos"). Ao se depararem com Susan Boyle, uma escocesa, desempregada, nascida no vilarejo West Loathin e que viajou centenas de quilometros para cantar "I Dreamed a Dream" (Sonhei um sonho) do musical "Os Miseráveis", ninguém (a não ser a própria) acreditou no que a candidata disse que seu sonho era se tornar uma cantora profissional, aos 47 anos de idade (e esta idade é/era apenas uma parte dela). Foi uma surpresa generalizada (menos prá ela); o júri e o público riram dela e do que ela dizia querer ao se dar uma chance aos 47 anos, com uma aparência bem distante de uma popstar; não esperavam que Susan cantasse bem demais e prá valer - mas ela sim. Clique AQUI e assista ao video de quase 6min e legendado em português. 
Avaliemos quais reações teríamos ao vê-la pela primeira vez - e admitamos o que AINDA está em nós. Este video já foi assistido por mais de 25 milhões de vezes no YouTube. Susan foi convidada para se apresentar no programa de Oprah Winfrey, o talk-show de maior credibilidade e audiência dos EUA. 
Em entrevista, Susan revelou que vivia sozinha com Pebbles, seu gato de 10 anos de idade. E mais: nunca havia se casado e, pior, nunca havia sido beijada na vida. Caçula de uma família de nove irmãos, Susan nasceu de um parto complicado em que sofreu falta de oxigenação, deixando-a com uma grave sequela: dificuldades de aprendizado. Por conta disso, tornou-se alvo de chacotas e brincadeiras maldosas de outras crianças quando frequentava a escola. Susan nunca teve um namorado. Cresceu, envelheceu e teve na música o seu único alento na vida. Também já foi chamada para conversar com executivos de uma grande gravadora, e certamente fará tanto sucesso quanto o vencedor da primeira edição do Britain's Got Talent: o ex-vendedor de celulares Paul Potts, que em 2007 protagonizou uma história que recorda bastante a trajetória atual de Susan. (Este trecho foi compilado do blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso).
Quantas lições somos capazes de extrairmos deste ser humano chamado Susan Boyle? Comentemos pelo menos 3 lições.