Na próxima Quinta-feira 03/Março, o tema será "Sócrates e Platão: Precursores das Idéias Cristãs e dos Princípios Espíritas", que ficará ao encargo da nossa irmã Eugênia Canto.
No Item IV da Introdução de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Allan Kardec comprovou que Sócrates (469 - 399 Antes do Cristo) e Platão (428 - 347 Antes do Cristo), em sua época, pressentiram algumas das idéias cristãs e anteciparam alguns dos princípios espíritas. Se não, vejamos as seguintes citações, perfeitamente atuais:
"Nunca se deve retribuir com outra uma injustiça, nem fazer mal a ninguém, seja qual for o dano que nos hajam causado. Poucos, no entanto, serão os que admitam esse principio, e os que se desentenderem a tal respeito nada mais farão, sem dúvida. do que se votarem uns aos outros mútuo desprezo."
"É pelos frutos que se conhece a árvore. Toda ação deve ser qualificada pelo que produz: qualificá-la de má, quando dela provenha mal; de boa, quando dê origem ao bem."
"Chamo homem vicioso a esse amante vulgar, que mais ama o corpo do que a alma. O amor está par toda parte em a Natureza, que nos convida ao exercício da nossa inteligência; até no movimento dos astros o encontramos. É o amor que orna a Natureza de seus ricos tapetes; ele se enfeita e fixa morada onde se lhe deparem flores e perfumes. É ainda o amor que dá paz aos homens, calma ao mar, silêncio aos ventos e sono a dor."
"É disposição natural em todos nós a de nos apercebermos muito menos dos nossos defeitos, do que dos de outrem."
"Se os médicos são malsucedidos, tratando da maior parte das moléstias, é que tratam do corpo, sem tratarem da alma. Ora, não se achando o todo em bom estado, impossível é que uma parte dele passe bem."
"Ajuizado serás, não supondo que sabes o que ignoras."