Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Quem influencia quem

Em "O Livro dos Espíritos", os Reveladores asseveraram que os Espíritos (seres desencarnados em seus diversos níveis evolutivos) influem os pensamentos e os atos dos homens muito mais do que imaginamos a ponto de, comumente, serem os desencarnados que dirigem os homens (Questão 459).
Ocorre que, mais à frente, na Questão 466, há o complemento necessário para entendermos tal influência. Kardec questiona o porquê de Deus permitir que os Espíritos incitem os homens ao mal. Os Espíritos Superiores revelaram que quando os homens desejam o mal é que atraem a atuação das más influências dos Espíritos afins a tais desejos; que logo os homens desejem praticar o mal, os Espíritos atrasados correm para auxiliá-los; que só quando os homens queiram o mal, podem estes Espíritos ajudá-los na prática do mal. A Questão 467 redunda em esclarecedora resposta: "Pode o homem se afastar da influência dos Espíritos que o incitam ao mal?" "Sim, porque eles só se ligam aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos".
O homem pode eximir-se das más influências visto que tais Espíritos só se apegam aos homens que os chamam pelos seus desejos e que os atraem pelos seus pensamentos.
Assim, a responsabilidade por qualquer influência adequada ou inadequada será sempre nossa e não dos Espíritos que são atraídos por nós. Daí a vigilância para nos darmos conta de nossos desejos e pensamentos. Por isto, a importância da oração para nos conectarmos ao Centro de Luz. Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário