Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Frente ao materialismo

O espírita argentino HUMBERTO MARIOTTI (1905-1982) tem no "Parapsicologia e Materialismo Histórico", seu principal livro, mas abaixo, para reflexão, eis a parte final do livro “DIALÉTICA E METAPSÍQUICA”, Ed. Édipo, 1951, fora de catálogo:

“Se forem falsas ou incertas as noções da filosofia espírita, o gênio e o destino do homem serão pó, morte, nada. Seria bom exclamar: De que vale ser homem, se este é apenas uma sombra....

Como, porém, dia após dia, a ciência vem comprovando que a filosofia espírita é verdadeira, a essência do Ser continuará, sob essa luz, desenvolvendo suas potencialidades. Posta a esperança em seu divino amanhã, entre auroras e ocasos, entre amores e desenganos, continuará seu processo ascendente. Entre dúvidas e crenças seguirá o conhecimento, buscando a explicação do mundo, até o dia em que o ser essencial do homem, dando-se conta de que, sendo parte no todo, é também unidade, unir o seu pensamento ao pensamento do cosmos e, com mais inteligência, com mais vontade e com mais sentimento, tornar a sua tarefa de exploração mais leve e menos dificultosa. Continuem, entretanto, a filosofia e a religião a sua busca. Como uma estrela de amor, a ciência espírita continuará iluminando o caminho de todos os peregrinos que vão em busca da verdade, porque, marchando com o progresso das ciências, nunca se transviará; se novas descobertas demonstrarem que está em erro sobre um ponto, sobre este modificar--se-á; e se uma nova verdade for revelada, aceitá-la-á (Allan Kardec).

A filosofia espírita, sempre pronta a renovar-se, espera, pois, para o fazer, uma prova científica de seu opositor: o materialismo. Enquanto isto, continuará forjando o aço desse novo mundo espiritual, que vem assomando por entre os fatos da psicologia supranormal, até que a prova mencionada seja produzida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário