Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Chico e a caridade

O compositor, cantor, escritor, dramaturgo e roterista CHICO BUARQUE completou ontem 65 anos de idade. Gravou seu primeiro disco em 1966 e seu último em 2007.
Em 1959, quando era um adolescente de 15 anos, na capital paulista, participou de um movimento religioso, de cunho social, chamado "Organização Auxílio Fraterno", que levava cobertores e alimentos para os miseráveis que dormiam nas calçadas. Apesar de não acreditar na caridade como solução para os problemas sociais, Chico relatou, em uma entrevista, que sem esta experiência poderia ter se transformado em uma pessoa "alienada".

E voce o que acha disto que o Chico disse?
A caridade é a solução dos problemas sociais? Se não, o que seria?

2 comentários:

  1. Prezado Janio
    o Chico é demais, toda a minha juventude foi curtindo o Chico e hoje também ainda hoje guardo com muito carinho os vinil da epóca. Mas sobre caridade em ajudar os desabrigados se resume nessa frase honesta do evangelho segundo o espiritismo; a esmola quando necessária deve vir primeiro, mas tão logo deve ser substituida por trabalho, para aquele que recebe, não venha se acomodar ou se envergonhar, que é corroborada també por Luis Gonzaga em vozes das seca, Seu dr uma esmola a um homem que é sã, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.
    Paulo Pinto

    ResponderExcluir
  2. É por aí Paulo. A caridade material tem seu valor num primeiro momento. Depois, se não for feito algo para dar dignidade do trabalho a quem recebeu a caridade, podemos incair no erro de alimentar mais vício, mais mal do que bem.
    Notei bem que Chico admitiu ter sido o gesto de fazer a caridade externa como algo que o tirou da alienação social.
    Vejo que a solução está em fazer mais ou menos aquilo que o Lar de Clara vem fazendo: promover socialmente toda a família, dando-lhe condições (estudo, curso, atendimento médico, mantimentos até) para que a mesma aprenda a andar com as próprias pernas, até que receba "alta" do Lar e assim uma nova família entre no programa de promoção social.
    Abs fraternais.

    ResponderExcluir