Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O que é EGRÉGORA

A pedidos, pesquei algo sobre o que é EGRÉGORA e compartilho a seguir:
01. Segundo o irmão Monte Cristo, "egrégora provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade, A egrégora acumula a energia de várias freqüências Assim, quanto mais poderoso for o indivíduo, mais força estará emprestando a egrégora para que ela incorpore às dos demais". Ou seja, egrégora é a somatória de energias mentais, criadas por grupos ou agrupamentos, que se concentram em virtude da força vibratória gerada ser harmônica.

02. Já o Prof. Adhemar Ramos diz que "Egrégora é uma forma-pensamento que é criada por pensamentos e sentimentos, que adquire vida e que é alimentada pelas mentalizações e energias psíquicas".

03. Outra opinião tem Fernando César Gregório: "A Egrégora pode ser definida como uma energia resultante da união ou da soma de várias energias individuais. Ela é formada pelo afluxo dos desejos e aspirações individuais dos membros daquele grupo. Um exemplo é o amor familiar que gera um fenômeno espiritual que mantém a união da família, cria a empatia entre essas pessoas, o telessomatismo etc." 

04. No Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick, a idéia é que: "Todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: todas as empresas, clubes, religiões, famílias, partidos, etc."

Apesar dos conceitos acima não serem necessariamente espíritas, o nosso Grupo Espírita Paz e Bem!  também possui sua própria egrégora - uma energia peculiar de fraternidade, alegria e aprendizado, que influencia positivamente todos os presentes. Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário