Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A contribuição de Freud

Hoje, se encarnado estivesse, SIGMUND FREUD estaria completando 153 anos. Nasceu em Freiberg, no Império Austro-húngaro (atualmente, Pribor, Rep´. Tcheca), em 06/05/1856 - um ano antes da publicação de "O Livro dos Espíritos". Médico neurologista e pai da Psicanálise. Começou usando a hipnose para estudar os casos de histeria. Depois, abandonou a hipnose e passou a se utilizar da associação livre e interpretação de sonhos e assim mergulhar no inconsciente de seus pacientes. Freud cultivava a convicção de que somos movidos pelo inconsciente. Desencarnou em Londres/Inglaterra, em 23/09/1939, aos 83 anos, de câncer na garganta. Vejam só o que excelente site Guia de Referência - Guia.HEU, no tópico "Umbral", pinçou do livro "Libertação", de André Luiz, via-Chico Xavier, em 1949 (10 anos após o desencarne de Freud):
"...
  • Que empório extravagante era aquele?
  • algum país onde vicejassem tipos sub-humanos?

Eu sabia que semelhantes criaturas não envergavam corpos carnais e que se congregavam num reino purgatorial, em beneficio próprio; entretanto, vestiam-se de roupagens de matéria francamente imunda. Lombroso e Freud encontrariam aí extenso material de observação. Incontáveis tipos que interessariam, de perto, à criminologia e à psicanálise. Vagueavam absortos, sem rumo. Exemplares inúmeros de pigmeus, cuja natureza em si ainda não posso precisar, passavam por nós, aos magotes. Plantas exóticas, desagradáveis ao nosso olhar, ali proliferam, e animais em cópia abundante, embora monstruosos, se movimentavam a esmo, dando-me a idéia de seres acabrunhados que pesada mão transformara em duendes. Becos e despenhadeiros escuros se multiplicavam em derredor, acentuando-nos o angustioso assombro. ..."

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Freud nos trouxe a importância da conscientização de nosso inconsciente. Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário