Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Todo espírita deve estudar



Trecho de resposta dos Espíritos Reveladores à Questão 628 de "O Livro dos Espíritos", sobre a verdade estar ao alcance de todos, desde cedo:

"...não há para o homem estudioso nenhum antigo sistema filosófico, nenhuma tradição, nenhuma religião a negligenciar, pois em tudo há os germes das grandes verdades que, ainda que pareçam contraditórias, esparsas que estão em meio a acessórios sem fundamento, são muito fáceis de entender, graças à chave que o Espiritismo dá para uma multidão de coisas que puderam, até aqui, parecer sem razão e que, hoje, a realidade vos demonstra de uma maneira irrecusável. Não deixeis, portanto, de tirar dessas matérias assuntos de estudo; elas são muito ricas e podem contribuir muito para a vossa instrução."

Daí ser necessário ao estudioso da Doutrina Espírita não apenas estar atento ao que a Ciência de futuro vier a confirmar dos princípios espíritas, como também deve focar sua atenção nas filosofias, religiões e tradições espirituais do passado, para identificar os gérmens daquilo que o Espiritismo trouxe à humanidade, especialmente do Ocidente.

3 comentários:

  1. Seminário: Atendimento Fraterno
    Dia: 28/03/2010
    Horário Das 15:00 ás 19:00h
    Local: R. João Pinheiro, 574, Piedade, Rio de Janeiro - RJ
    Inscrições abertas no centro ou pelo email: centroespiritaaprendizesdobem@ig.com.br
    Após confirmação receberá apostila para estudo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Jânio, é verdade. E eu iria mais além: há em obras como o Bhagavad-Gita (diálogos de Krishna) e o Majjhima Nikaya (diálogos de Buda), muito mais do que "germes" d'A Verdade.

    São obras que, se lidas com os olhos do espírito, que vivifica, evidenciam a universalidade das verdades espíritas e cristãs.

    Verdades desenvolvidas com profundidade surpreendente séculos, e até milênios, antes dos respectivos adventos dessas tradições que nos são tão familiares...

    ResponderExcluir
  3. Sim, Romário...concordo com vc. Infelizmente, muitos espíritas não estudam Kardec o suficiente para ler obras além do âmbito da Doutrina Espírita. Pelo método de pesquisa do codificador, ele o fez e continuaria fazendo suas leituras e investigações.
    Abs.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir