Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

terça-feira, 15 de março de 2011

Cinema à vista

O público espiritualista (espíritas inclusos) de Fortaleza terá a chance de assistir ao I Festival de Cinema Transcendental. O ingresso será 2kg de alimentos não-perecíveis, de Segunda 28 a Quinta 31 de Março/2011.

O primeiro dos filmes é "A ÁRVORE" ("The Tree" - 2010), uma produção francesa, rodada na Austrália e dirigida por Julie Bertucelli (a mesma diretora de "Depois Que Otar Partiu" - 2003). Encabeçando o elenco, a inglesa Charlotte Gainsbourg. O início da história mostra a relação harmoniosa de uma família do interior da Austrália. Dawn (Charlotte), porém, perde o jovem marido precocemente e tem de cuidar sozinha dos quatro filhos, incluindo a teimosa Simone (Morgana Davies). A menina acredita que ouve a voz do pai vinda de uma frondosa figueira no terreno da casa. Em depressão, Dawn recupera um pouco da autoestima ao conseguir um emprego e flertar com seu patrão, interpretado pelo ator neozelandês Marton Csokas. Duração: 100min.

O segundo longa é "RICKY" (2009) que conta a história da operária Katie (Alexandra Lamy) que vive seu cotidiano regular com a filha pequena depois do abandono do marido. Na fábrica em que trabalha, conhece o simpático espanhol Paco (Sergi López, o mesmo de "O Labirinto do Fauno") e passam a viver juntos até que ela engravida e a chegada do bebê Ricky desestrutura o casal. Paco vai embora quando a mulher o acusa de maltratar o bebê, que aparece com machucados no corpo. Mas não se trata de uma marca comum de maltratos. As marcas, na verdade, são sinais de algo muito especial que começam a nascer nas costas da criança. Produção franco-italiana, dirigida pelo parisiense François Ozon ( o mesmo de "8 Mulheres" - 2002), rodada inteiramente em Paris. Duração: 90min.

O terceiro é o documentário "O CONTESTADO - RESTOS MORTAIS" (2010), dirigido pelo especialista catarinense Sylvio Back, que apresenta o inédito relato de trinta médiuns em transe, articulado ao memorial sobrevivente e à polêmica de historiadores e pesquisadores, O filme resgata uma das maiores epopéias do país, a Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa fundiária, mesclado à irrupção de um levante messiânico de grandes proporções. Duração: 155min.

"Só existe algo mais marcante do que perder um filho: descobrir que ele continua vivo." Este é o mote do último filme do Festival - "AS MÃES DE CHICO XAVIER" (2011), que narra a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas, e que vêem sua realidade se transformar. Ruth (Via Negromonte), cujo filho adolescente enfrenta problemas com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, se cruzam quando buscam conforto junto ao médium.
Filmado com 30 atores - entre eles Herson Capri, Caio Blat e Neuza Borges e Paulo Goulart Filho -, "As Mães de Chico Xavier" é inspirado no livro "Por Trás do Véu de Isis", do jornalista e escritor Marcel Souto Maior. Dirigido por Glauber Filho (o mesmo de "Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito") e Halder Gomes, esta produção cearense foi rodada em Guaramiranga, Pacatuba, Fortaleza e finalizada em Pedro Leopoldo/MG, cidade natal de Chico.
"As Mães de Chico Xavier" tem estréia nacional prevista para a Sexta-feira 1°/Abril, encerrando as comemorações do centenário do do saudoso médium.

PROGRAMAÇÃO FORTALEZA – 28  a 31 de março (20hs as 22hs)
Local: Sala 01 do Multiplex UCI Ribeiro do Shopping Iguatemi
· Segunda-feira, Dia 28/03 - A Árvore
· Terça-feira, Dia 29/03 - Ricky
· Quarta-feira, Dia 30/03 - O Contestado - Restos Mortais
· Quinta-feira, Dia 31/03 - As Mães de Chico Xavier

Ingresso: 2kg de alimentos não-perecíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário