Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lei Divina escrita na consciência

Em “O Livro dos Espíritos”, entre as questões 614 e 648, Allan Kardec obtém respostas fabulosas, dentro do capítulo “Lei Divina ou Lei Natural”. Se não, vejamos:

614 O que se deve entender por lei natural?

– A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem; ela lhe indica o que deve ou não fazer, e ele é infeliz somente quando se afasta dela.


617 Que objetivos abrangem as leis divinas? Elas se referem a outra coisa além da conduta moral?

– Todas as leis da natureza são leis divinas, uma vez que Deus é o criador de todas as coisas. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda as da alma e as pratica.


621 Onde está escrita a lei de Deus?

– Na consciência.


625 Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?

– Jesus.


626 As leis divinas e naturais só foram reveladas aos homens por Jesus e, antes dele, tinham conhecimento delas apenas pela intuição?

– Não dissemos que elas foram escritas em todos os lugares? Todos os homens que meditaram sobre a sabedoria puderam compreendê-las e ensiná-las desde os séculos mais remotos. ...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Das respostas acima, a que primeiro me causou maior impacto foi receber a confirmação de que a lei de Deus está escrita na Consciência – isto é, não depende de papéis, livros, nem de pessoas e sim é acessível por todos nós quando nos permitimos mergulhar na parcela divina que é a Consciência. Daqui, surge um desafio: Como saber o que em nós é da Consciência? E o que não for desta, é do que ou de quem? Tenho o forte sentimento que aqui é onde entra a necessidade do autoconhecimento para distinguir o que vem do Eu Superior do que vem do ego adoecido, para em seguida viabilizar a tão almejada "reforma intima".

É neste trecho do livro que os Espíritos se revelam cristãos, quando apontam Jesus como guia e modelo para o homem.

Já nas releituras, vi que os Espíritos reconhecem que a mensagem crística foi escrita em todos os lugares, antes mesmo de Jesus ter vivido na Terra; que os homens que meditaram sobre a sabedoria puderam compreendê-la.

Assim, nesta Quinta-feira 25, nosso irmão CLIDENOR SOUSA irá discorrer sobre “A LEI DIVINA ou LEI NATURAL”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário