Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Palestra próxima


Próxima Quinta-feira 26, o tema será extraído de O Livro dos Espíritos. Será "OS TRÊS REINOS", questões 585 a 613. Neste capítulo, os Espíritos Reveladores falam sobre a presença do espírito em todas as formas de existência e asseveraram a Kardec que "tudo se encadeia na natureza e tende à unidade".

Nosso irmão EDILBERTO PESSOA é o encarregado de nos motivar a conhecer a obra básica, através do tema acima.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o Grupo Paz e Bem pela palestra desta noite. O tema provocou uma série de inquietações nos presentes, por ter envolvido questões específicas e aspectos polêmicos. Há que se destacar a pertinência da abordagem de História Natural, à exceção de alguns termos biológicos. O importante é que a idéia central foi transmitida.

    Como bióloga, minha inquietação foi sobre essa relação entre o Reino Vegetal e Animal, citada durante a discussão. É bom esclarecer que, pelo menos para a Ciência, a evolução dos vegetais não converge com a dos animais, ou seja, um não originou o outro. Uma célula bacteriana primitiva pode ter originado, submetida a "x" condições, de um lado, linhagens que evoluíram dando origem aos animais; e de outro lado, submetida a "y" condições, outras linhagens que deram origem aos vegetais, da mesma forma que outros Reinos de seres vivos. É a mesma coisa quando se diz que o homem "evoluiu do macaco": um primata, semelhante (mais próximo) aos macacos, submetido a "x" condições e por milhões de anos, originou linhagens que deram origem às espécies de macaco; aquela mesma espécie de primata, submetida a "y" condições, em milhares de anos, originou linhagens que resultaram no surgimento da espécie humana, que continua evoluindo...

    O que realmente me inquietou foi a "possibilidade" comentada de haver espírito em plantas... Talvez tenha havido uma pequena confusão de idéias durante as perguntas e a brincadeira, no final das contas, ficou parecendo uma verdade. Sobre a sensibilidade das plantas, é fato. Elas apresentam sensibilidade, por exemplo, a alterações no ambiente, podendo, inclusive serem indicadoras de qualidade ambiental e "termômetro" das mudanças climáticas. Quimicamente, também recebem transferência de energia. Com relação à dor, digamos que seria uma "dor inconsciente". Como ser vivo, ela recebe um "estímulo" de que algo está errado no organismo para que possa corrigir. Se ela é consciente da dor... Bom, aí recaímos no espírito. Consciência, pensamento não "é atributo da alma"? Mas já me perguntei se não existiria o "Céu" das plantas, dos animaizinhos... Talvez eles sejam mesmo inanimados, hajam por instinto e se condicionem. Mas o que explica o seu animal de estimação reconhecer que você está triste e chegar perto, fazer um carinho...? Seria influenciado por um anjo, então? São muitos os mistérios e, como disseram os espíritos, "nem tudo pode ser revelado".

    Muito bom provocar essas inquietações... E melhor ainda seria se utilizássemos esse espaço ou outro que seja para esse tipo de discussão e outros esclarecimentos. Se alguém tiver algo a acrescentar ou discutir, será muito bom. Estamos aqui pra aprender.

    Paz e bem a todos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kcris,

    Inicialmente, agradecemos sua participação por aqui também.
    Há algo que pode lhe acalmar (ou inquietá-la mais). rsrsrsrsrsrrs....A Doutrina Espírita é criacionista-evolucionista, tanto no âmbito da matéria como no do espírito. Ou seja, a Fonte de Tudo Que É (Deus, prá ser mais suscinto) deu/está dando um "start" na criação de tudo que há e estabeleceu Leis para que os princípios inteligentes pudessem "aprender", incorporar experiências gradativamente, no imo do Ser.
    Não se assuste, mas o "aprendizado" do elemento espiritual mais simples (muuuuuuuuuuito antes de ser o Espírito do estágio humano) começa na experiência no reino mineral, o qual confere ao princípio espiritual que o "anima" a necessária atração para que a forma se mantenha coesa. Depois, (mistério saber quando e como) este princípio precisa aprender mais e soma a si a vitalidade/sensibilidade que o reino vegetal lhe possibilita. Até mesmo os dutos onde correm a seiva podem ser um embrião das veias e artérias a correr sangue num futuro longínquo. Depois, o princípio espiritual atinge o mundo da animalidade, onde cumulando o aprendizado anterior, acrescenta a natureza do instinto (embrião de emoções e sentimentos muito mais na frente), da mobilidade, do exercício de um arbítrio para a sobrevivência unicamente etc. Depois, no plano astral, há uma transformação no corpo eletromagnético do princípio inteligente, o que faz chegar o status de Espírito, pronto para sua 1ª encarnação no reino humano, em mundos primitivos, que a Terra o foi. Enquanto Darwin focou apenas na evolução física da espécie, a Doutrina Espírita soma a esta a evolução/transformação da parte imaterial que anima tudo que existe (do átomo ao Arcanjo), a fim de cumprir os objetivos do Criador: fazer-nos atingir a plenitude do Ser e nos tornamos em condição de co-criar em níveis mais elevados, tal como o Cristo.
    "Um dia, todos nós seremos anjos". Um dia, o ser espiritual que somos (com toda a capacidade de fazer, COM CONSCIÊNCIA a relação causa-efeito, de escolher entre várias opções e ser responsável pelo próprio destino, refinar os sentimentos até o Amor mais sublime etc) já transitou por todos os reinos infra-humanos, SEM CONSCIÊNCIA do que esteve se passando, mas funcionando com base nas Leis de Amor e Progresso, "promulgadas" pela Fonte. A presença dos minérios no nosso organismo físico não é algo aleatório, mas remonta a um passado distante do ser espiritual humano.
    Vamos conversar mais sobre isto, que é bem complicado de explicar/entender racionalmente, mas possível de sintetizar/compreender intuitivamente.
    Paz e Bem!
    P.S.: Além de "A Gênese" (Allan Kardec), procure ler "A Caminho da Luz" (Emmanuel) e "Evolução em Dois Mundos"(André Luiz).

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Jânio!

    Muito obrigada pelos esclarecimentos. Ainda sou muito "verdinha" nesse mundo espírita mas, curiosa, já li muita coisa relacionada. No fundo sempre acreditei e vivenciei o espiritismo, mas essa é uma outra história. A Doutrina Espírita, através do Livro dos Espíritos, me conquistou pelos argumentos, que a mim parecem convincentes, ao contrário dos "dogmas de Fé" de outras religiões.

    Essa parte da evolução do espírito, vinda desde o Reino Mineral, para mim é algo totalmente novo. Obrigada pelas indicações de literatura. Examinarei com cuidado. Espero que tenhamos ajudado outros "inquietos" (rs) e que eles também busquem essa compreensão.

    Que Deus continue iluminando a todos os trabalhadores do Paz e Bem, que auxiliam outras almas no caminho da evolução. Em particular, agradeço pelos auxílios (mesmo inconscientes) em momentos difíceis e na minha transformação pessoal. Posso dizer que hoje vivo e vejo o mundo de outra forma.

    Que os espíritos de luz estejam sempre convosco!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir