Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Casar e Divorciar

Dando continuidade ao estudo de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", nesta próxima Quinta-feira 22/Julho, nosso irmão CLIDENOR SOUSA falará sobre o conteúdo do Capítulo XXII - "Não separar o que Deus juntou"., abordando o tema "O CASAMENTO E O DIVÓRCIO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.

O evangelista Mateus narrou:
"Também os fariseus vieram ter com ele para o tentarem e lhe disseram: Será permitido a um homem despedir sua mulher, por qualquer motivo? Ele respondeu: Não lestes que aquele que criou o homem desde o princípio os criou macho e fêmea e disse: -Por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe e se ligará à sua mulher e não farão os dois senão uma só carne? - Assim, já não serão duas, mas uma só carne. Não separe, pois, o homem o que Deus juntou.

Mas, por que então, retrucaram eles, ordenava Moisés que o marido desse à sua mulher um escrito de separação e a despedisse? - Jesus respondeu: Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés permitiu despedísseis vossas mulheres; mas, no começo, não foi assim. - Por isso eu vos declaro que aquele que despede sua mulher, a não ser em caso de adultério, e desposa outra, comete adultério; e que aquele que desposa a mulher que outro despediu também comete adultério. (S. MATEUS, cap. XIX, vv. 3 a 9.)"

---------------------------------------------------------------

O que é mesmo o Casamento? No Casamento, o que é de ordem divina e de ordem humana? O casamento é indissolúvel mesmo? Se sim, qual tipo de casamento?

O que é mesmo o divórcio? O divórcio é um erro ou um acerto do homem? Se for um acerto, ele é o primeiro remédio para todos os maus casamentos? Como fica a Família ante o divórcio dos pais?

4 comentários:

  1. Amei a palestra de hoje! Foi minha primeira vez, e clima do ambiente! Obrigada pelos momentos de paz e reflexão que obtive nos momentos da palestra! abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou, Nayana!
    Saiba que o "clima do ambiente" é formado pelo conjunto das qualidades dos presentes (encarnados e desencarnados) e vc deu sua parcela singular de contribuição. Por isto, agradeçamos a Deus pela oportunidade que nos permite parar para refletir...e assim efetuarmos mudanças internas.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente o Clidenor Souza deu um show, falou da passagem do envagelho, de forma simples e prática,esclarecendo dúvidas e nos "deliciando" com palavras que conseguiram tocas os nossos corações, estar com vcs no paz e bem é cada vez mais gratificante!! AMO!

    ResponderExcluir