Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

domingo, 6 de junho de 2010

Palestra da Série Autoconhecimento




Sabe quando não vemos o lado positivo da vida ou das pessoas?
Sabe quando estamos sentindo desconfiança, cinismo, raiva, ódio, ciúme, inveja, ganância?
Sabe quando tentamos manipular pessoas, fazemos comentários maldosos, temos vontade de agredir o outro, de fazer mal ou se vingar?
Sabe quando nos sentimos maus e de alguma forma sentimos um certo prazer nisso?
Todos os seres humanos tem um pouco do que citei acima. Outros, têm muito disso. Pouco ou muito, o problema é quando não nos conscientizamos e colocamos esses sentimentos fora da vista dos outros e da gente mesmo. Vai para uma área sombria que só nós sabemos que temos, mas que insistimos em não ver porque "é feio sentir isso ou aquilo".

Quinta-feira 10/Junho, o Grupo Espírita Paz e Bem! tem a honra de receber JANE EIRE MELO, filósofa e psicóloga que falará sobre "AO ENCONTRO DA SOMBRA NA VIDA".

Segundo o psicólogo suiço Carl Gustav Jung, a sombra é o lado negativo da personalidade, a soma de todas as qualidades desagradáveis que o indíviduo quer esconder, o lado inferior, a "outra pessoa" em um indivíduo, seu próprio lado obscuro. Segundo Jung, admitir a sombra é romper com sua influência compulsiva.
Para encetarmos a inexorável tarefa pessoal de promovermos nosso autoconhecimento, necessitamos de reconhecer a existência de nossos sentimentos negativos que preferiríamos não ter. É somente através deste reconhecimento que evitaremos que essa energia seja jogada para fora, causando danos ao redor, bem como esses sentimentos perderão sua força quando lançamos-lhes à Luz.
O curioso é que temos muitos potenciais de Luz que desconhecemos em nós mesmos e que também se encontram na sombra de nosso psiquismo.

Um comentário: