Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O ouro por trás da sombra


"Aquilo que não fazemos aflorar à nossa consciência aparece em nossas vidas como destino" -C. G. Jung.

O livro ao lado é uma coletânea de 65 artigos, organizados por Jeremiah Abrams e Connie Zweig e que oferecem um vasto panorama do potencial oculto do lado escuro/obscuro da natureza humana, tal como se apresenta no seio da familia, nos relacionamentos íntimos, no trabalho, na espiritualidade, na política, na psicoterapia e na criatividade.
Entre os articulistas estão Robert Bly, Marie-Louise von Franz, John C. Pierrakos, Carl Gustav Jung, Rollo May, Joseph Campbell e Ken Wilber.
"Ao Encontro da Sombra" (Ed. Cultrix - 1991), aponta o que é a sombra, como se forma na família etc. Embora sejamos levados a pensar que a sombra contenha apenas escuridão, conforme afirma Jung sua essência é "ouro puro".
"O ser humano não se torna iluminado ao imaginar figuras de luz, mas ao conscientizar-se da escuridão." - C. G. Jung

4 comentários:

  1. Boa tarde ! Paz e Bem a todos! O que gostaria de resaltar é sobre o comprometimento de alguns trabalhadores do Paz e Bem. Seria interessante por parte deles que estão servindo de exemplo para nós que estamos conhecendo a Doutrina que durante as palestars não ficassem com conversas paralelas impedindo-nos de escutarmos de forma efetiva; semana passada levei um casal de amigos e os mesmos ficaram questionando comigo depois como poderia o Grupo querem que as pessoas conhecessem mais um pouco da Doutrina Espirita e os próprios trabalhadores não deixam quase se escutar nada!?. Ficamos sentados na parte de trás, mudamos de lugar várias vezes e a mesma conversinha entre eles. Fofocando, rindo, fazendo comentários de viagens etc etc. Isso não é falta de respeito, ética, ou na Doutrina Espirita e no Paz e Bem desconhecem estes principios básicos de educação!?. Não é só tirar o celular do vibrador que sintonizamos com a espiritualidade maior é também seus seguidores manterem o silêncio e deixarem as conversinhas paralelas para fazerem na praça em frente a Torre Quixadá. Fiquei sem ter o que argumentar com o casal que levei para conhecer o Grupo Espirita. Por favor, respeitem que ali está buscando, precisando de paz, sintonia com os bons espiritos e assistir excelentes palestras. Paz e Bem à todos. Pâmela

    ResponderExcluir
  2. Prezada Pâmela,
    Boa tarde!
    Inicialmente, em nome da equipe do Paz e Bem!, peço-lhe desculpas, bem como ao casal de seus amigos. Solidarizo-me com vcs.
    Toda noite, após o passe, temos reunião de avaliação com os voluntários-trabalhadores do grupo. Os coordenadores fomos, somos e seremos exigentes, no tocante ao silêncio durante toda a reunião. Leremos seu comentário para que possamos corrigir a falha que vc nos apontou.
    Queremos que as pessoas que estão no espaço de reunião do Paz e Bem! usufruam de tudo de bom que a Doutrina Espírita tem a nos oferecer. Por outro lado, é importante lembrar que onde houver ser humano haverá imperfeição. Agradecemos-lhe por ter expressado seu desconforto. Vamos aprender com esta sua partilha, para nos melhorar enquanto trabalhadores do Bem e da Paz!
    Abs fraternais,

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde !
    Fico feliz em saber que irão procurar terem mais cuidado e respeito aos que ali estão necessidando de maior conforto e ajuda espiritual. Quanto a estes zargões de que onde houver seres humanos haverá imperfeição, é verdade, porém não invalida a mãxima escrita no Evangelho que diz: " Sereis reconhecidos pelo esforço em domarem suas más inclinações". Façamos jus ao que apregoamos. E acabemos com esta desculpa infantil que não tem mais lugar àqueles que se dizem estarem melhorando a cada dia no conhecer a Doutrina. Não deixarei de ir ao Paz e Bem até porque acho as palestras muito adequadas ao que necessitamos ouvir, porém, digo e repito alguns trabalhadores temos a impressão de que ali estão a passeio e não por necessidade de ali estarem. Se já evoluiram o suficiente e já sabem o bastante, por favor, respeitem quem quer se esforçar a melhorar um pouquinho ainda nesta caminhada evolutiva. Obrigada. Paz e Bem a todos. Abraços fraternos. Pâmela Cheniavsky.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde !
    Fico feliz em saber que irão procurar terem mais cuidado e respeito aos que ali estão necessitando de maior conforto e ajuda espiritual. Quanto a estes zargões de que onde houver seres humanos haverá imperfeição, é verdade, porém, não invalida a máxima escrita no Evangelho que diz: " Sereis reconhecidos pelo esforço em domarem suas más inclinações". Façamos jus ao que apregoamos. E acabemos com esta desculpa infantil que não tem mais lugar àqueles que se dizem estarem melhorando a cada dia no conhecer a Doutrina. Não deixarei de ir ao Paz e Bem até porque acho as palestras muito adequadas ao que necessitamos ouvir, porém, digo e repito alguns trabalhadores temos a impressão de que ali estão a passeio e não por necessidade de ali estarem. Se já evoluiram o suficiente e já sabem o bastante, por favor, respeitem quem quer se esforçar a melhorar um pouquinho ainda nesta caminhada evolutiva. Obrigada. Paz e Bem a todos. Abraços fraternos. Pâmela Cheniavsky.

    ResponderExcluir