Os elementos do Nobre Caminho Óctuplo do Budismo tem muito a ver com a retidão moral que todo espírita deve buscar quando sua alma se movimenta no caminho do autoconhecimento (reforma íntima):
1. Compreensão correta - é a vontade de empreender um autoquestionamento, sobretudo no que tange ao nosso comportamento. Em vez de tentar justificar nossas transgressões, tentar descobrir o que elas são e aprender como transformá-las.
2. Pensamento correto - é a vontade de questionar a nós próprios e às nossas crenças. "Quando se investe energia na Compreensão Correta, alcança-se um estado livre da ira e do mal, que é o Pensamento Correto".
3. Palavra correta - Não devemos ter medo de falar a verdade, mas a forma como dizemos as coisas e o momento que escolhemos para isso muito importantes. Palavra Correta equivale a não mentir, não ter duas caras (não ser fingido), não ser rude e não ser sarcástico (não caçoar).
4. Ação Correta - Pensamento Correto diz respeito ao funcionamento da mente. Palavra Correta refere-se à utilização da linguagem. Ação Correta abrange o que fazemos com o corpo.
5. Meio de Vida correto - ou Profissão Correta, diz respeito à forma como ganhamos a vida. Para atender às necessidades de vestimentas, alimentação e outros itens, não se fará nada que viole a moralidade.
6. Esforço correto - Manter a regularidade é importante. Se nos tornamos preguiçosos ou desatentos, não avançaremos. Quatro formas de empreender o esforço: manifestando a bondade onde ela não existe; fomentando a bondade onde ela existe; não manifestando o mal onde este não existe; e extinguindo o mal onde este existe.
7. Atenção correta - significa encontrar dentro de si a pureza e nela permanecer sem nos deixar obscurecer pelos venenos da cobiça, da ira e da ignorância. A Atenção Correta nos ensina a ter consciência de que as coisas são como devem ser e que tudo o que podemos fazer é trazer um pouco mais de gentileza a este mundo.
8. Concentração correta - é ferramenta para aprendermos a meditar e nosbeneficiar com a meditação. A base de qualquer meditação é a concentração. A meditação fomenta um comportamento social saudável e prestativo.
Adorei esse texto.
ResponderExcluirObrigada por suas dicas, Jânio.
Luana
Jânio,
ResponderExcluirPaz e Bem!
Sou Izabel ( Crateús), estou enviando meu e-mail para enviar o e-mail de Jacob de Melo.
Izabel coala49@gmail.com
Fraternalmente,
Izabel Leite
Muito obrigado. A explicação que você deu me ajudou no entendimento sobre alguns pontos.
ResponderExcluirO Nobre Caminho Óctuplo é a 4ª Nobre Verdade do ensinamento de Buda.
Paz e Bem!
ResponderExcluirJanio
http://www.gepazebem.org/
De onde tiraste que o 7o e 8o passos do Caminho Óctuplo são apenas do budismo mahayana? Nem em textos mahayanas críticos ao Theravada isso se encontra. O Caminho Óctuplo é o mesmo pra todas as linhas budistas.
ResponderExcluir"A Atenção Correta nos ensina a ter consciência de que as coisas são como devem ser e que tudo o que podemos fazer é trazer um pouco mais de gentileza a este mundo.". Desculpe, mas não é isto que Atenção Plena Correta significa. Estar atento às coisas como são não significa que tudo o que podemos fazer é trazer mais gentileza a este mundo (ainda que isto não seja algo ruim). Atenção plena tem a ver com perceber a vida como impermanente, não-substancial (sem essência, sem alma perene) e repleta de insatisfatoriedade advinda de visões equivocadas que procuram no mundo o que ele não é.
ResponderExcluirEu acho complicado tentar interpretar um ensinamento de uma tradição com os pressupostos de outras. O budismo, por exemplo, ensina a não existência de alma perene e não crê que o processo de renascimento é sempre para "melhor". Ainda, não conta com a ideia de um deus criador com o qual dialogamos ou rezamos.
Fiquem em paz e livres!
Prezado Anônimo,
ExcluirA imagem acima não foi criada por mim. Já tentei recuperar a fonte e não consegui.
Leonardo Boff tem uma frase que se aplica aos seus comentários e o que foi postado por mim:
"Todo ponto de vista é a vista de um ponto."
De onde vc vê o mundo, o Budismo etc., esse é seu ponto de vista.
O do autor do gráfico, é como ele vê o mesmo Budismo.
Daí a diferença.
O que mais importa é que mesmo que os budistas afirmem não acreditar em um Deus como os cristãos ortodoxos acreditam, nós espíritas temos muito a crescer espiritual, intelectual e emocionalmente, se pusermos em prática cada um dos oito passos do Caminho Óctuplo, a começar da Compreensão Correta e da Linguagem Correta, sobretudo porque sairemos das idéias e partiremos prá prática da autotransformação. Paz e Bem!
Janio