Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Novidades e próxima palestra


01. Divulgo um endereço deste nosso Blog, mais fácil de memorizar por quem ouve:
Assim, teremos dois endereços para acessar. Na verdade, quem digitar o facílimo endereço acima será direcionado pro http://gepazebem.blogspot.com/
Nosso agradecimento ao irmão Pedro Carlos (um dos primeiros "seguidores" deste blog), pela fraterna ajuda na melhor divulgação de nosso meio de comunicação com todos os que fazem e frequentam o Grupo Espírita Paz e Bem!, às Quintas-feiras, ainda às 19h30min, neste mês de Julho.

02. Lembro que, a partir de Agosto, mais precisamente, dia 06, nossos horários irão mudar:
- O grupo de estudos da Doutrina Espírita (que funciona na cabine de passes) iniciará às 19h; e
- A reunião pública com palestras terá seu início às 20h.
MAS, SOMENTE A PARTIR DE AGOSTO.

03. A palestra da próxima Quinta, 09/Jul, às 19h30min, será "Vida - Movimentos e Escolhas", com nossa querida Têca Barbosa.

2 comentários:

  1. As vezes que estive em Fortaleza passei a visitar as reuniões públicas dessa instituição e obtive muita paz e conforto a cada reunião (cerca de 3 vezes). No entanto na última reunião, que acredito ter sido esta, pois foi proferida por uma irmã integrante dessa Casa, surpreendi-me com a forma de exposição feita. De acordo com as informações que obtive a respeito de conduta na tribuna (Alkindar de Oliveira e outros autores de Oratória Espírita)devemos manter uma linha de compreensão do tema abordado afim de que haja maior entendimento por parte do público, que é heterogêneo, observando-se sempre a seguinte abordagem: Introdução, conteúdo e finalização, sem fugir do tema proposto. Nessa noite houve muita interferência musical ( 4 músicas do cancioneiro popular) mesmo considerando a mensagem belíssima que havia nas suas letras, mas que transformou-se num verdadeiro salão de danças, e sendo encerrado com marchinha de carnaval (Viver e não ter a vergonha de ser feliz). Será que a doutrina Espírita necessita desses artifícios para obter adeptos? Ou será que eu estou equivocado sobre conduta na tribuna Espírita? Como irmão que somos achei que seria conveniente lhes falar dos meus sentimentos, SEM CONOTAÇÃO DE CRÍTICA, mas com o intuito de melhor conduzir a nossa querida Doutrina Espírita a todos que, nesse momento, buscam nossas Casas para obtenção de esclarecimento e paz. Por favor, entendam meu posicionamento sem mágoa nem ressentimento. Talvez, quem sabe, sou eu que preciso de maiores esclarecimentos.
    MUITA PAZ
    José de Souza CORREIA.
    Fraternidades Espírita Missionários da Luz
    Olinda - PE.
    soukorreia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Correia,
    Recebemos com alegria sua participação. A palestrante Têca interpolou em sua fala trechos das músicas "Como uma onda", "Serra do Luar", "Certas Coisas", "Natureza das Coisas" e "O Que é, o que é". Somado, o tempo das músicas não ultrapassou 9min de um total de quase 40min da palestra "Vida - Movimentos e Escolhas". Respeitamos seu ponto de vista (que é a vista de um ponto) e do nosso ponto de vista e das diversas pessoas (que são cada um diferentes vistas de outros pontos) que nos comentaram o quanto gostaram da palestra, das duas uma: ou a palestrante não fugiu do tema ou, se fugiu, as pessoas se sentiram de alguma forma tocadas positivamente. E o que importa é o resultado não é mesmo?

    Cada palestrante convidado por nós do Paz e Bem! é livre para escolher a "forma" que melhor lhe aprouver, desde que repasse o "conteúdo" condizente com a proposta da Doutrina Espírita de nos fazer refletir sobre nossas vidas, a fim de sairmos da estagnação espiritual e partir prá prática de fazermos algo em prol da nossa própria evolução. Realmente, não seguimos fórmulas de conduta. Nenhuma reunião, nenhuma palestra é igual a outra. Um mesmo palestrante costuma se expressar de diferentes modos e recursos. Poderemos estar errados, mas a motivação dos que vão (trabalhadores e público) toda Quinta-feira nos induz a pensar que não. Nossa "fórmula" (se é que a temos) é fazer o Bem ao nos comunicar com as pessoas. Damos liberdade a que os palestrantes encontrem sua própria forma repassar o conteúdo a ser refletido. Se der, que o exercício já comece em plena reunião.

    A forma "carnaval" não diminui o conteúdo da mensagem que Gonzaguinha escreveu. Nem a Doutrina Espírita, nem o Paz e Bem! precisam de criar "artifícios para obter adeptos". Se sim, isto seria fazer proselitismo e não o fazemos conscientemente.

    É assim que pensamos e acolhemos, de bom grado, sua boa intenção em nos ajudar. Da próxima vez que vier ao Paz e Bem!, gostariamos de lhe dar um abraço.
    Fraternalmente,
    Janio - um dos coordenadores do Grupo Espírita Paz e Bem!

    ResponderExcluir