Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A dor da separação no luto


Quando a morte surge, nos tirando do contato físico uma pessoa querida que até então podiamos vê-la e abraçá-la, comumente, falta-nos o chão.
Ainda bem que a revelação espírita - de que a imortalidade da alma confere a continuidade da Vida, em uma dimensão invísivel e mais sutil do que a física - possibilita serenidade no coração e na mente dos que continuam do "lado de cá" da existência. O conhecimento da "vida após a morte" ameniza a dor da separação, por sabermos ser esta temporária; que um dia, poderemos nos reencontrar com os Espíritos queridos. Mas até lá, o que fazer com a dor da separação? Como viver o luto?


Na próxima Quinta-feira, dia 04 de Novembro, às 20h, a palestra ficará por conta de nossa irmã TÊCA BARBOSA. O tema da noite será "VIVENDO O LUTO". O enfoque estará voltado para todos que precisam continuar sua lida após a morte e sepultamento do veículo físico do ente querido.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O que é MEDIUNIDADE?

Nas quartas Quintas-feiras de cada mês, o tema da palestra é um capítulo de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, obra primeira, a partir da qual surgiu a Doutrina dos Espíritos, compilada pelo olho clínico de Allan Kardec, a partir de 1857.
Já vimos "As Causas Primárias", dividida em 4 capítulos, e "O mundo espírita ou dos Espíritos", disposto em 11 capítulos. Esta última parte contém informações mui interessantes onde os Espíritos reveladores lançaram luz sobre a intervenção dos desencarnados no mundo corporal, em especial, a influência dos Espíritos sobre os encarnados e a natureza desta interação.

O que é MEDIUNIDADE? Todas as pessoas a possuem? Há alguma maneira de fazer despertar em mim a capacidade mediúnica? A mediunidade pode ser distorcida? A personalidade (não a moral) do indivíduo em seu estado comum pode influir na maneira como ele lida como a mediunidade?

Assim, o tema da Quinta-feira 28/Out será "A Importância da MEDIUNIDADE Como Instrumento da Revelação Divina", com nosso irmão HUGO MENDONÇA, cujo objetivo será sintetizar sobre esta capacidade que têm os seres humanos e os Espíritos de se comunicar.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Palestra com Música




Desde Sábado 16/Out, está aberta a "SEMANA NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA", com a realização do I Festival de Música Espírita do Ceará e ontem, Domingo 17, ocorreu o I Festival de Esquetes Espíritas do Ceará e segue até Domingo 24. A Semana é promovida pela ABRARTE - Associação Brasileira de Artistas Espíritas e no Ceará tem a FEEC - Federação Espírita do Estado do Ceará como realizadora.

Por acreditar na Música e no Teatro como expressões onde a mensagem espírita pode ser veiculada atingindo positivamente níveis mais profundos da alma que vai além do intelecto, é que o Grupo Espírita Paz e Bem! está fazendo parte da Semana Nacional e receberá na próxima Quinta-feira 21, às 20h, o confrade expositor e ator REGINAURO SOUSA, que abordará o tema "TOCANDO AS FIBRAS DA ALMA", uma palestra mesclada com Música.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NÃO VOS AFADIGUEIS PELA POSSE DO OURO

"Não vos afadigueis por possuir ouro, ou prata, ou qualquer outra moeda em vossos bolsos. - Não prepareis saco para a viagem, nem dois fatos, nem calçados, nem cajados, porquanto aquele que trabalha merece sustentado.
Ao entrardes em qualquer cidade ou aldeia, procurai saber quem é digno de vos hospedar e ficai na sua casa até que partais de novo. - Entrando na casa, saudai-a assim: Que a paz seja nesta casa. Se a casa for digna disso, a vossa paz virá sobre ela; se não o for, a vossa paz voltará para vós. Quando alguém não vos queira receber, nem escutar, sacudi, ao sairdes dessa casa ou cidade, a poeira dos vossos pés. - Digo-vos, em verdade: no dia do juízo, Sodoma e Gomorra serão tratadas menos rigorosamente do que essa cidade." (S. MATEUS, cap. X, vv. 9 a 15.)

A passagem acima consta do Capítulo XXV, itens 9 e 10 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e será comentada pelo nosso irmão TOM TRAJANO, na Quinta-feira 14/Outubro/2010.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Espontaneidade e alegria versus Birra e extremos

Está se aproximando o Dia das Crianças.

Lembrar das crianças é recordar quão podemos aprender com elas.

Todos possuímos uma criança dentro de si mesmo e que se reflete muito forte no adulto que somos hoje.

Quando saudável, a parte criança dentro de nós se torna a responsável pela alegria, espontaneidade, facilidade de reconciliar etc.

Quando manifestamos a imaturidade, a birra; quando queremos ser mimados sempre e atendidos em nossa vontade; quando tudo tem que ser do nosso jeito 100%...aqui, estamos apresentando nossa postura infantil, que precisamos modificar para sermos felizes internamente, bem como aperfeiçoarmo-nos nos relacionamentos com o outro.

É preciso conhecer e reconhecer a criança dentro de nós mesmos e quando ela está nos ajudando a evoluir ou nos paralisando na jornada ascencional.

Nesta próxima Quinta-feira 07/Out, o tema será “Eu-Criança: Parte essencial do Ser”, com a psicóloga Lucy Lopes.