domingo, 26 de julho de 2009
Próxima Palestra
quarta-feira, 22 de julho de 2009
REFLEXÕES SOBRE O SOFRIMENTO
OBSERVAÇÕES:
b) A partir de 06 de Agosto, as palestras começarão às 20h e o grupo de estudos às 19h.
sábado, 18 de julho de 2009
Sentindo Kardec
- Sentir Kardec
- Estudar Kardec
- Anotar Kardec
- Analisar Kardec
- Comentar Kardec
- Interpretar Kardec
- Cultivar Kardec
- Ensinar Kardec e
- Divulgar Kardec
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Lição de humildade
Indico neste dia 16/Jul/2009, o livro "50 ANOS DEPOIS", de Emmanuel e psicografado por Chico Xavier, em 1940. É a continuação da história iniciada no romance "Há Dois Mil Anos”. A narração começa 50 anos depois
Emmanuel alerta: “Lê esta história e medita. Os exemplos de uma alma santificada no sofrimento e na humildade ensinar-te-ão a amar o trabalho e as penas de cada dia”.
Acima, capa do audiobook da “rádionovela”, dirigida pelo veterano ator Paulo Figueiredo. São 3 CDs contendo 14 horas de áudio em MP3. Uma boa maneira de passar o tempo, nos atuais engarrafamentos do trânsito de cidades como Fortaleza. Indicado também para quem está impossibilitado de ler, mas quer ouvir um épico com ensinamentos morais.
domingo, 12 de julho de 2009
Palestra de Quinta 16
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Palestra de hoje
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Texto mui belo sobre o recolhimento
"Vez por outra preciso achar alguma caverna onde possa me esconder. Não, nesses momentos não quero fugir de Deus, que seria inútil. Também não procuro isolar-me dos outros, que seria tontice. Necessito de silêncio, de calma, de espaço para a alma. Assim, mapeei os lugares onde sei que posso me recolher - vivo em uma cidade entupida de gente.
Catedrais católicas, nos intervalos das missas. O ambiente é amplo, as velas bruxuleantes lembram a brevidade da existência e nunca ninguém interrompe a meditação. Nessas igrejas, as pessoas andam com cautela. Existe reverência diante do sagrado.
Livrarias e sebos, nas segundas-feiras. Quanto mais entulhadas de livros, melhor. As prateleiras absorvem sons, e é possível ficar "perdido" por horas sem ser reconhecido. Nada melhor do que ler orelhas, contracapas, prefácios, para depois voltar para casa refeito; com o coração acelerado para devorar o que se petiscou.
Parques com trilhas, cedo de manhã. Em dias frios, quando poucas pessoas se aventuram a sair da cama, é delicioso sentir o sol se agigantando no horizonte. Para os que correm, regenera perceber a camisa encharcando de suor. Bom mesmo é subir e descer por trilhas estreitas e perigosas para que a mente não se concentre em outras coisas; não cair vira prioridade e isso é saudável.
Cemitérios antigos, entre cinco e seis horas da tarde. Ao contrário do que se pensa, não é fúnebre andar por suas alamedas. Os cemitérios são preciosos para entrar em contato com a dor humana. Ler os epitáfios e constatar a saudade centenária de quem já chorou a partida dos amados, humaniza. Faz bem ao coração reconhecer que devemos cuidar dos que amamos enquanto vivem. Logo, logo, nos despediremos deles - ou eles, de nós.
Confeitarias com aroma de café, em qualquer hora do dia. As mesas pequenas no fundo das confeitarias são excelentes para se pedir um café - pode vir acompanhado de pão com manteiga em dias nublados - e ler um livro despretensioso por no máximo uma hora. Livros despretensiosos são os contos, as novelas, os romances, com menos de 200 páginas. Desfrutar do livro com pequenos goles de café e deixar o pensamento voar até as pessoas mais queridas."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Identifiquei-me e gostei muito do que li acima, por sentir o mesmo que o autor em catedrais, livrairas, sebos e cemitérios antigos. Cheguei até ele através da página da Igreja Betesda da Aldeota, onde consta como um dos sites recomendados o do Pastor Ricardo Gondim, da Igreja Betesda de São Paulo. Fui pesquisar sobre o Pr. Ricardo Gondim e descobri que - além de ser um estudioso do Evangelho de Jesus, o Cristo - gosta de ler também autores como Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes, Adélia Prado, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz entre outros poetas. Se pelos frutos é que se conhece a árvore, o poético texto acima mostra um pouco da grandeza espiritual de seu autor.
A solitude (diferente de solidão) é necessária para que a alma se reabasteça no contato com Deus, que se dá de diversas formas e em ambientes variados. Como diria o letrista Nelson Motta, na voz e melodia de Lulu Santos: "Não haveria som se não houvesse o silêncio". Vou experimentar ir a "caverna" de uma confeitaria e ler um despretensioso livro, ao aroma de um bom café. Grato, Pastor Ricardo, pelo texto.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Cinco meses de Blog
Por último, juntaram-se a nóos como "seguidores" - aqueles que se cadastram dizendo que estão sempre por aqui lendo, acompanhando o Blog:
Carneiro, Felipe Lima, Lucas, Ercília Braga, Martinha, Germana, Ana Flávia Godói, Érika Paiva, Anaih, Nonato Albuquerque, Sonélia Fonseca, JanaiCaetano, Flavinha Rocha, André Luiz Riche, Bia Pontes, Glaiseane Cravalho, Babbette, Vivianne e Jaqueline Mariano.
A todos nosso muito obrigado. Paz e Bem!
P.S.: Aproveito a oportunidade para divulgar o Blog CONEXÃO ESPÍRITA que tem como objetivo divulgar eventos espíritas, mas sobretudo informar sobre a Doutrina dos Espíritos, com enfoque voltado para os que estão querendo iniciar a conhecer o Espiritismo, bem como apontar os livros mais indicados para uma proveitosa leitura. O CONEXÃO ESPÍRITA se encontra no Portal de Blogs de O POVO ONLINE.