Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

sábado, 30 de abril de 2011

Consequências da Reencarnação

"18. ...No espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações...
19. A união e a afeição que existem entre pessoas parentes são um índice da simpatia anterior que as aproximou...
20...Do fato de um homem ter tido dez encarnações, não se segue que vá encontrar, no mundo dos Espíritos, dez pais, dez mães, dez mulheres e um número proporcional de filhos e de parentes novos. Lá encontrará sempre os que foram objeto de sua afeição...
21. Com a reencarnação, ascendentes e descendentes podem já se terem conhecido, vivido juntos, amado, e podem reunir-se mais tarde, a fim de apertarem entre si os laços de simpatia...
22. ...Com a reencarnação e progresso a que dá lugar, todos os que se amaram tornam a encontrar-se na Terra e no espaço e juntos gravitam para Deus...
23. ...Com a pluralidade das existências, inseparável da progressão gradativa, há a certeza na continuidade das relações entre os que se amaram, e é isso o que constitui a verdadeira família."

As passagens acima foram escritas por Allan Kardec e constam do capítulo IV de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e servirão de base para a palestra "AS CONSEQUÊNCIAS DA REENCARNAÇÃO", na próxima quinta-feira 05/maio/2011, às 20h, com o irmão LUCIANO KLEIN FILHO.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto para ser refletido

Pastor batista Ed René Kivitz
Recentemente, recebi na minha caixa de e-mails, um intitulado "Lucidez". Ao lê-lo, descobri que o texto era da minha lavra, escrito em 08/maio/2010, no Blog Conexão Espírita, que mantinha no portal de O Povo. Como existe muita confusão entre o que seja "Religião" e "Espiritualidade", compartilho um texto inspiradíssimo de um jovem pastor paulista, da Igreja Batista de Água Branca-SP, que explica muito fácil a diferença entre seguir uma religião e exercer sua espiritualidade. Um primor de síntese!

"Sim à Espiritualidade e não a religiões
Parece mentira, mas foi verdade. No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos – atual campeão paulista de futebol – foi a uma instituição que abriga trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral. Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou. Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa (32a), Durval (29a), Léo (24a), Marquinhos (28a) e André (19a) – todos ídolos super-aguardados. O motivo teria sido religioso: a instituição era o Lar Espírita Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é “Assistência à Paralisia Cerebral“. Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não quiseram.
Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos 600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a), Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com “P” maiúsculo) ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto “No Brasil, futebol é religião”, que abaixo tenho o prazer de compartilhar.
“No Brasil, futebol é religião” – por Ed Rene Kivitz 
Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa. Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé. A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.
Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus,  você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai. E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com ‘d’ minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
Mas quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a pazOs valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina – ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental. 
Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho.”
———————————————————————————-
São opiniões como estas, onde sabiamente o Pastor Ed René ajuda-nos a diferenciar “Espiritualidade” de “religião”, que nos faz acreditar que temos a capacidade de conviver harmoniosamente com os seguidores de outros credos, que nada mais são do que caminhos diferentes para o exercício da Espiritualidade que propõe a nos re-ligar com a única fonte de onde todos partimos: Deus.
Abaixo, um video do Lar Espírita Mensageiros da Luz, que acima de tudo desenvolve um sério trabalho de apoio aos que passam pela experiência da paralisia cerebral.
Dedico este tópico aos Pastores Domingos Rodrigues AlvesMunguba Jr Ricardo Gondim, – todos, pelo que li e ouvi, são vozes fraternas, semelhantes a do Pastor Ed René Kivitz."
P.S.: Clique AQUI e leia o primeiro comentário escrito pelo internauta Kylber. Emocionou-me.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Somos cidadãos cósmicos

Um dos princípios básicos da Doutrina dos Espíritos é a pluralidade dos mundos habitados. Vamos conhecer um pouco mais sobre este postulado, a partir de trechos em que Allan Kardec (1804-1869) deu atenção à revelação dos Espíritos Superiores que sustentam que nós - moradores da Terra e pertencentes ao Sistema Solar - não estamos sozinhos como seres pensantes no Universo. Temos companhias no Cosmos de seres com evolução moral e intelectual semelhante  ao estágio dos encarnados terrícolas, bem como seres abaixo e  outros superiores, como é o caso do nobre Órion, de uma das Plêiades - citado pelo Espírito Manoel P. de Miranda, no livro "Transição Planetária", psicografado por Divaldo P . Franco.
É preciso refletirmos em torno das benéficas conseqüências nos trazem a compreensão desta pluralidade.  A separatividade é uma ilusão a que nos submetemos. Estamos todos interconectados pelo Fluido Cósmico, derivado do Fluido Universal. Somos cidadãos do Cosmos, momentaneamente, aprendendo nesta abençoada escola chamada Terra, ainda com tantas contradições, mas possuidora de beleza, nutrição e possibilidades infinitas de manifestação da Vida.

Assim consta no basilar "O Livro dos Espíritos" (1860, 2ª edição):

55 Todos os globos que circulam no espaço são habitados?
Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como pensa, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Entretanto, há homens que se julgam superiores a tudo e imaginam que somente este pequeno globo tem o privilégio de ter seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o universo só para eles.
56 A constituição física dos diferentes globos é a mesma?
– Não. Não se assemelham em nada.
57 Como a constituição física dos mundos não é a mesma, podemos concluir que os seres que os habitam têm corpos e uma organização diferente?
– Sem dúvida, como entre vós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros, no ar.
58 Os mundos mais afastados do Sol são privados da luz e do calor, já que o Sol apenas se mostra para eles com a aparência de uma estrela?
– Acreditais então que não há outras fontes de luz e de calor além do Sol, e não considerais o valor e a importância da eletricidade que, em alguns mundos, desempenha um papel que vos é desconhecido e muito mais importante do que na Terra? Aliás, já dissemos que os seres desses mundos não são nem da mesma matéria nem têm os órgãos dispostos como os vossos.

Na quinta obra básica - "A Gênese" (1868), no capítulo "Uranografia", psicografado por Camille Flammarion, (1842-1925) astrônomo francês e médium, muito citado por ter discursado, aos 27 anos, no sepultamento do corpo de Allan Kardec, o qual chamou de "o bom senso encarnado":

60. - Acostumados, como estamos, a julgar das coisas pela nossa insignificante e pobre habitação, imaginamos que

domingo, 24 de abril de 2011

Próxima Palestra

"Podemos fazer da prece um estudo de si mesmo."
"As boas ações, quando feitas de coração, são as melhores preces."
"Ajuda-te a ti mesmo e o céu te ajudará."


As passagens acima estão contidas no capítulo II - 3ª parte de "O Livro dos Espíritos", que trata da "Lei de Adoração" e será o tema desta próxima quinta-feira, 28/abril, com o palestrante REGINAURO SOUSA.
Clicando AQUI o referido capítulo poderá ser lido.

Sai Baba desencarna aos 84 anos

Sai Baba reforçou que devemos nos abster julgar pela aparência das pessoas
Desencarnou às 7h40min, deste domingo 24, o guru indiano SATHYA SAI BABA - ou seja, às 23h10min de sábado 23, no Brasil.

No final dos anos 1980, incentivado pelo Prof. Hermógenes, Divaldo Pereira Franco e alguns espíritas da Bahia foram à India visitar Sai Baba. Após voltar ao Brasil, o médium deu palestras encantadoras sobre seu encontro com o guru indiano, o que resultou registro em DVD (capa acima). Nesta palestra, Divaldo explica os fenômenos produzidos pelo indiano, à luz do Espiritismo.

Sai Baba, além de poderes supranormais, possuia um trabalho social e educativo de grande envergadura, em Puttaparthi, no Sul da Índia, além de muito carisma, bondade, firmeza e serenidade. Eis dois dos muitos sábios pensamentos de Sathya Sai Baba:

“Só há uma casta, a casta da humanidade; 
Só há uma linguagem, a linguagem do coração; 
Só há uma religião, a religião do amor; 
Só há um Deus, e Ele é Onipresente.”

“Vocês pedem: 'Eu quero paz.' 
Removam o 'eu' (ego) e o 'quero' (desejo), e o que resta é 'paz'.”

sábado, 23 de abril de 2011

Relaxe o corpo e tranqüilize a mente

Ainda para quem está interessado(a) na meditação, a dica é o livro "A ARTE DA MEDITAÇÃO", de Daniel Goleman (o mesmo autor do best-seller "Inteligência Emocional"), editado pela Sextante, tem apenas 48 páginas e acompanha um CD com quatro tipos de meditação induzida, apropriada para iniciantes.

Uma das vantagens que Goleman aponta na prática da meditação é a ajuda a reduzir a tensão arterial dos hipertensos, bem como a se desligar do estresse trazendo calma e energia para enfrentar os desafios que a Vida nos apresenta.
O relaxamento obtido na meditação ajuda a aliviar as dores da angina e a arritmia e baixa os níveis de colesterol no sangue. O médico Dean Ornish mostrou que o relaxamento praticado regularmente aumenta o fluxo de sangue para o coração, diminuindo o perigo de uma isquemia.

Somente durante o sono profundo e a meditação atingimos um estado de consciência onde auferimos a energia cósmica que nossos corpos físico e sutis precisam para estar em funcionamento harmônico.

Uma pequena amostra do Seminário de 19/jun/2011


Em entrevista dada ao Programa Transição (Rede TV, todos os domingos, às 16h15min), o médium Divaldo Franco fala sobre a transição que o Planeta Terra e seus habitantes estamos passando. 
Comenta sobre o livro que psicografou - "Transição Planetária" - de autoria do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, o qual relata a participação efetiva de milhões seres de outra dimensão, mais precisamente, de uma das sete Plêiades que, a convite do Governador Espiritual da Terra, o Cristo-Jesus, ajudarão na implantação de um mundo mais harmonizado com as lições imortais do Bem, do Amor e da Luz.

O primeiro filme espírita brasileiro

Filme de 1980
Em 1976, foi publicado o livro Somos Seis” (Editora GEEM), onde o médium Chico Xavier psicografou mensagens de espíritos diversos. 
Uma delas inspirou o filme “Joelma 23º Andar” (1980), que é o primeiro filme espírita do cinema mundial e reconstitui, com fidelidade, a história da jovem Lucimar (Volquimar, na vida real), uma das 170 vítimas fatais do incêndio de Edifício Joelma, ocorrido na cidade de São Paulo, na manhã de 1 de fevereiro de 1974.

A História Real

No edifício, trabalhavam no banco do prédio, localizado no 23° andar, a processadora de dados Volquimar Carvalho dos Santos (no filme, ela era interpretada como Lucimar), de 21 anos, e seu irmão, Álvaro.
Eles eram de uma família espírita.
Sexta-feira, 1 de fevereiro de 1974, 8h00, Volquimar vai para o trabalho ansiosa, pois ia fazer a inscrição na USP, para fazer 'Letras', na segunda. 45 minutos depois, um ar-condicionado no 12° andar entra em curto-circuito, é o primeiro sinal da tragédia.
O fogo se alastra por todo o edifício, e muitos morriam queimados ou saltando do prédio.
Álvaro sobrevive ao incêndio, mas Volquimar não.
Horas depois, Álvaro vai ao IML (Instituto Médico Legal) e encontra o corpo da irmã.
Álvaro não tem coragem de contar para a mãe que Volquimar está morta, mas segundo ela, a filha reapareceu.
Nesses momentos tensos em que Walkyria Farias, mãe de Volquimar, interpretada no filme como Lucinda, sentia, ela vai até a 'Casa da Prece', de Chico Xavier, para falar com a filha.
Na primeira vez, Volquimar pede para usar o cartão do alfabeto, que a família usava para comunicar com os mortos, e pede para ir no dia 13 de julho.
13 de julho de 74, com o auxílio do avô, escreve a carta e assina 5 vezes para mostrar a autenticidade da mensagem.Na véspera da entrevista ao Linha Direta Mistério sobre a maldição do Joelma, Volquimar conversa com a mãe e diz que iria ajudá-la em todas as perguntas.

Esta edição em DVD Versátil apresenta uma cópia nova do filme e ainda tarz vários extras, incluindo entrevista com a atriz Beth Goulart, que faz o papel principal, e com o médium Chico Xavier, que também faz uma aparição interpretando a si mesmo.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dicas da Jane


Conforme prometido, a palestrante Jane Eyre compartilha com nossos internautas as três tarefas que podemos desenvolver a partir de nossos sonhos diários, bem como livros psicológicos para quem quiser conhecer mais sobre pesquisas e estudos sobre o citado estado de consciência.


Tarefas com o Sonho


O passo final no trabalho com o sonho é transformar a energia e a introvisão do sonho em escolhas e ações. A maneira mais fácil é criar uma lista de possíveis tarefas do sonho que podem ser realizadas para manter viva a sua energia, depois de escolher algumas e levá-las realmente a efeito.

A primeira são as tarefas do trabalho com o sonho, técnicas destinadas a aclarar e alimentar a energia revelada pelo sonho ou por um símbolo dentro dele. Incluindo, às vezes, a reflexão sobre símbolos oníricos, a manutenção de um diálogo com  uma figura do sonho, a resolução e um sonho inacabado e a utilização de um trabalho artístico para concretizar uma imagem do sonho.

A segunda tarefa são as tarefas da personalidade. Tratam-se de atividades interiores que nós, nosso parceiro de trabalho com o sonho ou com alguém que atua como técnico ( por ex. um membro do clero, um diretor espiritual, um xamã ou um terapeuta) podem sugerir para manter viva a energia do sonho. As tarefas da personalidade podem levar-nos a fazer uma lista dos aspectos semelhantes ou dessemelhantes, anotando coisas positivas que poderiam acontecer se incorporássemos a energia do sonho em nossa vida cotidiana.

A terceira tarefa são as tarefas da vida exterior. Trata-se de atividades externas que nós ou o nosso parceiro de trabalho pode sugerir para manter viva a energia do sonho. As tarefas podem incluir a execução de ações que envolvem outras pessoas ou no nosso trabalho. Note-se que cada uma dessas três espécies de tarefas com os sonhos se apóiam e se enriquecem mutuamente.

RECOMENDAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
O SONHO E O MUNDO DAS TREVAS- JAMES HILLMAN
ANIMAIS  DE SONHO - JAMES HILLMAN
O SONHO E A MORTE  MARIE LOUSIE VONFRANZ
O CAMINHO DOS SONHOS - MARIE LOUSIE VONFRANZ
O PODER DOS SONHOS  - BRIAN INGLIS
SONHOS EXÓTICOS  - STANLEY KRIPPNER

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Seminário importantíssimo à frente


A Federação Espírita do Estado do Ceará, que tem à frente nosso querido irmão Luciano Klein Filho,  estará realizando o "Seminário TRANSIÇÃO PLANETÁRIA", no domingo 19/junho/2011, com o médium psicógrafico e conferencista baiano DIVALDO PEREIRA FRANCO - das 8h30min às 12h30min
O investimento custa R$40 e dá direito ao livro, no valor de R$35.
O evento será no Bounganville Buffet, na Rua José Vilar, 3071 - Fortaleza-CE.
As inscrições estão se dando apenas na Livraria Sinal Verde (sede da FEEC, Rua Princesa Isabel, 255) e na Livraria Espírita Chico Xavier (Praça Shopping, Rua Major Facundo, 434, Loja 16 B), ambos no Centro de Fortaleza.

Divaldo Franco estará completando 84 anos, no próximo dia 05 de maio, e continua em plena atividade. O lucro na venda dos livros ajuda a manter a instituição MANSÃO DO CAMINHO. , que fica na periferia carente de Salvador/BA.
Neste seminário, além de ouvir o médium sobre a "Transição Planetária", será possível entrar em contato com o mesmo e lançar-lhe perguntas escritas, que serão selecionadas pela coordenação do evento. 
Sejamos rápidos porque as vagas são limitadas!!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Livro que leva a refletir

Está sendo mui lido e debatido o livro "Transição Planetária", do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo P. Franco e que traz revelações que merecem ser aprofundadas pelo público espírita interessado em compreender o que está se passando na Terra, por estes dias. Eis um trecho de sua sinopse:

"Nesta extraordinária obra, agora em segunda edição acrescida de índice remissivo, elaborado pelo companheiro Geraldo Campetti Sobrinho, nossos caros leitores conhecerão os mecanismos e as razões de ordem superior da transição planetária, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovem o respeito às leis, à ética e à natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo."

A seguir, trechos do livro (pág. 26 a 39 da 2ª edição), que tem 279 páginas e custa R$35, em média:


"Antes das 20h, conforme os relógios terrestres, a sala se encontrava repleta.

(...) Recebêramos vagas informações a respeito do nobre Órion, que viria da constelação do Touro, particularmente de uma das Plêiades, a fim de apresentar-nos considerações relevantes a respeito do momentoso projeto de reencarnações em massa, conforme vinha acontecendo no amado planeta, desde a metade do século passado, e ora se intensificaria.

(...) A seguir, solicitou ao Espírito Ivon Costa, abnegado divulgador do Espiritismo durante a primeira metade do século passado, no Brasil, que proferisse a prece inicial.

Observei que num dos lados da mesa, a distancia regular, duas entidades femininas com longas vestes vaporosas e alvinitentes sentaram-se ao lado de um tubo formado por tênue claridade que 

Filme emocionante

O melhor DVD para a "Semana Santa"
Se estiver com vontade de assistir a um filme sintonizado com a presença do Cristo no planeta, rememorando a essência de Seus ensinamentos, recomendo alugar o filme em DVD O QUARTO SÁBIO, o qual foi baseado em conto de Henry Van Dyke (1852-1933), um diplomata, escritor e pastor norte-americano. Van Dyke escreveu o conto “The Fourth Wise Man“, da forma mais universalista possível, sem a pretensão de proselitismo. Inspiradíssimo, porque atinge beneficamente a todos espectadores seguidores ou não de religiões formais.
Em 1985, o conto foi transformado em filme produzido para a TV, com 72min de duração e parte da premissa que teria existido um quarto Rei Mago, chamado Artaban (vivido por Martin Sheen), filho de um rei da antiga Pérsia, que procura nas Sagradas Escrituras o significado real da Vida e descobre as profecias sobre a vinda de Jesus, o Messias prometido. Artaban leva consigo três pedras preciosas, para oferecer ao menino Jesus e inicia, então, uma jornada através do deserto para encontrar-se com outros três reis magos e, com eles, ir ao encontro do menino Jesus, com a ajuda do escravo Orontes – interpretação inesquecível de Alan Arkin.
Estes dias são bem apropriados para refletirmos sobre:

O que é mais importante na Vida?
Qual o significado real da existência?
Passados mais de dois mil anos, que presentes o Cristo espera de nós?
Como podemos retribuir por tantos presentes, bênçãos que a Vida já nos deu?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dica de livro com DVDs

Vem se aproximando um feriadão em que a cristandade costuma refletir sobre a Mensagem embutida na desencarnação de Jesus.
Algumas pessoas viajam, outras leem mais ou assistem filmes. A dica cultural-espiritual é "EM HARMONIA COM A NATUREZA", Editora Sextante, do professor de espiritualidade Eckhart Tolle. Eis a sinopse:

"As soluções sempre aparecem quando saímos do pensamento e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um instante." - Eckhart Tolle
Em mais uma bela e profunda mensagem sobre o poder transformador do silêncio, Eckhart Tolle nos mostra o melhor caminho para a felicidade e a paz interior. Suas palavras de esperança foram transmitidas num retiro de dois dias na comunidade espiritual Findhorn, na Escócia, em 2004.
Filmada e editada, essa extraordinária experiência em meio à natureza deu origem a este livro e as dois DVDs de duas horas cada um. Com serenidade e bom humor, Eckhart compartilha ensinamentos inspiradores para a transformação pessoal - as orientações de que precisamos para viver a magia de cada momento e intensificar nossa percepção do aspecto sagrado do Ser.
Este livro apresenta uma encantadora seleção de fotos da natureza - todas elas tiradas e legendadas pelo próprio autor. Intercaladas a essas imagens estão citações dos momentos mais emocionantes do DVD. Portanto, aqui você encontrará uma condensação das principais ideias abordadas no retiro.
Um dos mais respeitados mestres espirituais da atualidade, Eckhart Tolle é autor de sucessos literários internacionais, como O poder do agora, O poder do silêncio, Praticando o poder do agora e Um novo mundo - O despertar de uma nova consciênciaSuas palestras atraem um grande público no mundo inteiro.

domingo, 17 de abril de 2011

Emmanuel e a meditação, em 1956

Publicado pela FEB, há 55 anos

REFUGIA-TE EM PAZ

"Havia muitos que iam e vinham e não tinham tempo para comer." - (MARCOS, 6:31.)


O convite do Mestre, para que os discípulos procurem lugar à parte, a fim de repousarem a mente e o coração na prece, é cada vez mais oportuno.
Todas as estradas terrestres estão cheias dos que vão e vêm, atormentados pelos interesses imediatistas, sem encontrarem tempo para a recepção de alimento espiritual. Inúmeras pessoas atravessam a senda, famintas de ouro, e voltam carregadas de desilusões. Outras muitas correm às aventuras, sedentas de novidade emocional, e regressam com o tédio destruidor.
Nunca houve no mundo tantos templos de pedra, como agora, para as manifestações de religiosidade, e jamais apareceu tamanho volume de desencanto nas almas.
A legislação trabalhista vem reduzindo a atividade das mãos como nunca; no entanto, em tempo algum surgiram preocupações tão angustiosas como na atualidade.
As máquinas da civilização moderna limitaram espantosamente o esforço humano, todavia, as aflições culminam, presentemente, em guerras de arrasamento científico.
Avançou a técnica da produção econômica em todos os setores, selecionando o algodão e o trigo por intensificar-lhes as colheitas, mas, para os olhos que contemplam a paisagem mundial, jamais se verificou entre os encarnados tamanha escassez de pão e vestuário.
Aprimoraram-se as teorias sociais de solidariedade e nunca houve tamanha discórdia.
Como acontecia nos tempos da permanência de Jesus no apostolado, maioria dos homens permanece no vaivém dos caminhos, entre a procura desorientada e o achado falso, entre a mocidade leviana e a velhice desiludida, entre a saúde menosprezada e a moléstia sem proveito, entre a encarnação perdida e a desencarnação em desespero.
Ó meu amigo, se adotaste efetivamente o aprendizado com o Divino Mestre, retira-te a um lugar à parte, e cultiva os interesses de tua alma.
É possível que não encontres o jardim exterior que facilite a meditação, nem algum pedaço de natureza física onde repouses do cansaço material, todavia, penetra o santuário, dentro de ti mesmo.
Há muitos sentimentos que te animam há séculos, imitando, em teu íntimo, o fluxo e o refluxo da multidão.
Passam apressados de teu coração ao cérebro e voltam do cérebro ao coração, sempre os mesmos, incapacitados de acesso à luz espiritual.
São os princípios fantasistas de paz e justiça, de amor e felicidade que o plano da carne te impôs.
Em certas circunstâncias da experiência transitória, podem ser úteis, entretanto, não vivas exclusivamente ao lado deles. Exerceriam sobre ti o cativeiro infernal.
Refugia-te no templo à parte, dentro de tua alma, porque, somente aí encontrarás as verdadeiras noções da paz e da justiça, do amor e da felicidade reais, a que o Senhor te destinou.
--------------------------
Com grifos meus, a mensagem acima é de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier e publicada no livro "Fonte Viva" (1956).
No mais íntimo de nós, há um Campo onde podemos nos refugiar na paz interna, onde temos Tudo o de que precisamos para atingirmos estágios mais transcendentes de felicidade, amor, paz e bem. Nossa tarefa é acessá-Lo, todo dia, com disciplina.

O sono gera muitas possibilidades


A personagem Magali do criador Maurício de Souza.
O desdobramento corresponde ao estado de emancipação da alma, que comumente ocorre quando dormimos, ou seja, porque o corpo entra em estado de relaxamento e possibilita à alma sair, se desdobrar. A essência do Ser encarnado se projeta para fora do corpo físico e leva consigo seus envoltórios mais sutis, embora permaneça ligado por laços fluídicos ao corpo material, que tem uma aparência de um “cordão prateado”. A consciência age fora do corpo somático como se fosse uma desencarnação parcial e provisória da alma.
Esta informação espírita também é encontrada na Bíblia judaico-cristã. Salomão, em Eclesiastes(cap. 12, vers. 6 e 7) aludiu à morte como consequência do rompimento do “fio de prata” – este pode ser visto por médiuns e Espíritos desencarnados que reconhecem a alma dos encarnados quando estão desdobrados justamente pela presença deste fio fluídico de cor prata, que segundo o Espírito André Luiz, no livro “Mecanismos da Mediunidade”, é um fio tenuíssimo e que pode vencer imensuráveis distâncias, sem se romper.
O desdobramento ou “viagem astral” ou a “projeção da consciência”, profundamente estudada pelo médico Waldo Vieira, é fenômeno conhecido a milênios pelos antigos povos do Egito, de Israel e da Índia. Na Bíblia judaico-cristã está repleta de relatos. Eis alguns:
1. Livro de Ezequiel (3:14) “Então, o Espírito me levantou e me levou”. Nota-se que o profeta, fora do corpo físico, era amparado por um guia espiritual.
2. Livro de Ezequiel (37:1) “Veio sobre mim a mão do Senhor; Ele me levou pelo Espírito e me deixou no meio de um vale”. Tudo aponta para que o profeta tenha sido levado à dimensão espiritual.
3. Livro de Isaías (6: 1-9) Em um dado momento do desdobramento, o profeta aceita que seja enviado ao mundo físico, constituindo-se em mensageiro de seu guia espiritual.
4. Livro de Daniel (7: 1-7) Relato de sonho e visão noturna do profeta.
5. Livro de Daniel (8:1-2) Relato indicativo de uma viagem astral, onde o profeta conhece seu guia espiritual Gabriel.
6. Paulo na 2ª Carta aos Coríntíos (12:12) O apóstolo é arrebatado a um local espiritual superior – o terceiro céu.
7. João em Apocalipse (1:10) O discípulo mais próximo de Jesus vivencia uma profunda expansão da cosnciência, quando esteve preso na Ilha de Patmos.
Depois da Doutrina Espírita revelar sobre o desdobramento, os laboratórios de cientistas passaram a pesquisar as experiências fora-do-corpo, ou seja, OBE (“Out-of- Body Experience“). O que difere um desdobramento de um mero sonho é que no primeiro o Ser tem total consciência do que ocorre, é como se fosse um ator numa cena. Nos sonhos, o indivíduo não tem controle sobre o que ocorre, é como se fosse um espectador de um filme.
O fato é que a viagem astral é um fenômeno natural que muito contribui para que o homem se conscientize da realidade da sua dimensão espiritual e se reconheça como um Ser imortal, filho de Deus, cidadão do Universo, rumo à auto-iluminação.
(Texto escrito inspirado em Américo Domingos Nunes Filho, que escreveu o artigo “Desdobramento Perispirítico: Certeza da Imortalidade”)
-------------------------------------
Além de sonharmos, o sono oferece também a possibilidade nos desdobrarmos. Nesta próxima quinta-feira 21, o tema será "Sonhos: O Livro da Noite", com Jane Eyre de Melo.