Que tema gostaria de ouvir mais nas nossas reuniões ?

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Reunião normal no feriado


Próxima Quinta-feira, 03/Junho, às 20h, o presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará LUCIANO KLEIN proferirá a palestra "CHICO XAVIER e A IMORTALIDADE DA ALMA". Luciano é também historiador, professor e escritor e trará episódios inéditos para o grande público vividos pelo saudoso médium mineiro.
Clique AQUI e conheça um dos melhores sites sobre a obra de Chico Xavier.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Palestra para pais, avós e tios

Próxima Quinta-feira 27, o Paz e Bem! receberá a escritora REGINA TIMBÓ, que falará sobre o tema "A RESPONSABILIDADE DO ADULTO EM APRESENTAR A DOUTRINA ESPÍRITA PARA CRIANÇAS E JOVENS".
Regina é cearense e estará lançando seus dois últimos livros infantis "A DESCOBERTA DO DR. CORUJÃO" (Sinopse: Depois de muito tempo longe de casa, estudando com os melhores professores, retorna o jovem Dr. Corujão. O que o Dr. Corujão nem desconfiava é que ainda haveria muito aprendizado e uma grande descoberta que o transformaria para sempre. Qual seria a descoberta do Dr. Corujão?) e "ZAZÁ, A GIRAFA AMIGA" (Sinopse: Uma floresta encantada.
Uma girafa que sonhava ser escritora. Um pacto de amizade e colaboração. Um grupo de caçadores ameaçando todos. Estes e muitos outros personagens você vai encontrar nesta fascinante história de luta pela preservação, amizade e respeito.), ambos lançados nacionalmente pelo Instituto de Difusão Espírita - IDE Editora. Regina Timbó já havia lançados outros dois livros pelo IDE: "Lili e Lolita" e "O Jacaré Bom Papo".

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Falando de fenômenos anímicos

Nesta Quinta-feira 20, a palestrante será a irmã OLGA MAIA que abordará a "EMANCIPAÇÃO DA ALMA", que foi debatida por Allan Kardec em "O Livro dos Espíritos".

O sono e os sonhos; as visitas espirituais entre pessoas vivas; a transmissão oculta do pensamento (ou telepatia); letargia, catalepsia, mortes aparentes, sonambulismo, êxtase e dupla vista...todos estes temas estão entre as Questões 400 a 455 do livro primeiro da codificação.
Afinal, nem todos os fenômenos são mediúnicos. A noite no Paz e Bem! terá como tema central os fenômenos da alma de cad um de nós, os fenômenos anímicos (sem presença de outros seres espirituais).
Boa reunião a todos!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Da última hora


Próxima Quinta-feira 13, o palestrante será nosso irmão ALCIDES FERREIRA com o tema "OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA", com base no Cap. XX, de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

"O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. - Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. -Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, - disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. - Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. - Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? - É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.

Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros.

- Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. - Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. -Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, - dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor.

Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. - Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom?

Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Próxima palestra

Nesta Quinta-feira 06, às 20h, o tema a ser desenvolvido pela querida irmã MARISTHER FERNANDES será "A FÉ DIVINA E A FÉ HUMANA". Eis o texto de "O Evangelho Segundo oEspiritismo", Item 12, do Capítulo XIX:

"No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros; é a consciência que ele tem das faculdades imensas depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam pela ação da sua vontade.

Até ao presente, a fé não foi compreendida senão pelo lado religioso, porque o Cristo a exalçou como poderosa alavanca e porque o têm considerado apenas como chefe de uma religião. Entretanto, o Cristo, que operou milagres materiais, mostrou, por esses milagres mesmos, o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação. Também os apóstolos não operaram milagres, seguindo-lhe o exemplo? Ora, que eram esses milagres, senão efeitos naturais, cujas causas os homens de então desconheciam, mas que, hoje, em grande parte se explicam e que pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornarão completamente compreensíveis?

A fé é humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio, que se lança à realização de algum grande empreendimento, triunfa, se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não há maus pendores que se não chegue a vencer.

O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.

Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. Um Espírito Protetor. (Paris, 1863)."